CNA anuncia medidas contra Carrefour e empresas francesas por decisão sobre a carne

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) anunciou, nesta terça-feira, 26, que vai tomar medidas contra o Grupo Carrefour e outras empresas francesas no âmbito da União Europeia. A ação ocorre depois do anúncio dessas empresas de que deixariam de adquirir carne de países do Mercosul, com alegações consideradas “falsas” pela CNA.

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Em um vídeo divulgado na sede da CNA, em Brasília, o presidente da entidade, João Martins, manifestou seu espanto diante das medidas adotadas pelo Carrefour e outras empresas.

Ele afirmou que tais ações visam a prejudicar a imagem da carne brasileira, que goza de reconhecimento mundial e que é exportada para mercados exigentes, como Estados Unidos, Europa e China.

“Fomos surpreendidos pela atitude do Carrefour e outras empresas, que tentaram mostrar uma imagem negativa da carne brasileira”, afirmou Martins.

Com o objetivo de proteger os interesses dos produtores rurais brasileiros, a CNA contratou um escritório de advocacia em Bruxelas, na Bélgica, para conduzir as ações necessárias.

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Carlos Bastide Horbach, consultor jurídico da CNA, explicou que a entidade já iniciou tratativas com este escritório. A análise busca entender se as ações do Carrefour, apoiadas pelo governo francês, configuram uma violação das regras de concorrência da União Europeia.

A estratégia da CNA contra o Carrefour

O Carrefour é uma das grandes redes de varejo do país | Foto: Divulgação/Carrefour

A CNA pretende formalizar uma reclamação junto aos órgãos competentes da União Europeia. Essa medida visa a resguardar a imagem e a continuidade das exportações brasileiras no mercado europeu. A organização acredita que as atitudes das empresas francesas poderiam configurar-se como uma prática comercial desleal.

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O Brasil, que é o maior exportador de carne do mundo, vê essas ações como uma ameaça direta à sua posição no mercado internacional. A CNA reforçou que a carne brasileira cumpre rigorosos padrões de qualidade e segurança alimentar, alinhados com as exigências dos principais parceiros comerciais.

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