Túnel mais profundo do mundo custa R$ 12 bi e promete cortar viagem de 21 horas pela metade

Um dos projetos de infraestrutura mais ousados das últimas décadas começa a ser gestado na Noruega: o túnel submarino Rogfast. Com cerca de 26 quilômetros de extensão, o túnel conectará os distritos de Randaberg e Bokn, como parte de uma ampla modernização da Rodovia Costeira E39.

O projeto promete revolucionar o transporte no país. A ideia é reduzir drasticamente o tempo de viagem e eliminar a necessidade de balsas em trechos estratégicos.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, o Rogfast permitirá que motoristas completem o trajeto entre Randaberg e Bokn em apenas 35 minutos, integrando-se à Rodovia E39, que conecta Trondheim, no norte, a Kristiansand, no sul. A obra eliminará 11 horas de uma viagem que atualmente leva 21 horas, em razão de sete trechos que exigem o uso de balsas para cruzar os fiordes.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

De acordo com o gerente do projeto, Oddvar Kaarmo, a nova estrutura será um marco em termos de confiabilidade. “Quando o túnel estiver concluído, não dependeremos mais das condições climáticas para manter as estradas abertas”, disse. Essa inovação trará benefícios logísticos significativos, com o objetivo de facilitar o transporte de bens, promover o turismo e impulsionar o desenvolvimento econômico da costa oeste norueguesa.

Quanto vai custar o túnel

O custo total do Rogfast é estimado em £ 1,6 bilhão (aproximadamente R$ 12 bilhões). Desse montante, cerca de 40% será financiado pelo governo, enquanto o restante será arrecadado por meio de um pedágio, previsto em £ 30 libras por passagem (cerca de R$ 228). A construção será realizada em rochas sob a água, atingindo uma profundidade de 396 metros, o que tornará o Rogfast o túnel submarino mais profundo do mundo. Além disso, a construção terá quatro pistas distribuídas em dois túneis paralelos.

As obras tiveram início em 2018, mas enfrentaram atrasos por causa da pandemia. A conclusão está prevista para 2033.

Kaarmo explicou que, no estágio atual, a logística se tornou o principal desafio: “Cerca de seis meses após a última perfuração e explosão, devemos entregar o projeto. O foco agora é coordenação e logística, mais do que o tunelamento em si”.

O post Túnel mais profundo do mundo custa R$ 12 bi e promete cortar viagem de 21 horas pela metade apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.