Depois de traqueostomia, Nana Caymmi continua sem previsão de alta no RJ

A cantora Nana Caymmi, de 83 anos de idade, continua internada na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro. A artista passa por um processo de desmame de uma recente traqueostomia. A informação é da assessoria do hospital.

O boletim médico diz que “a paciente está passando por um período de internação prolongada para reabilitação fisioterápica e fonoaudiológica. Além disso, também passa por um processo de desmame da traqueostomia”. A traqueostomia consiste principalmente em uma abertura na traqueia para criar um atalho que permita ao paciente respirar sem obstruções.

Nana tem arritmia cardíaca

Nana está em regime de internação desde agosto e permanece sem previsão de alta. Na época em que deu entrada no hospital, a artista fazia ajustes em seu marcapasso. Ela recebeu o dispositivo eletrônico em razão primeiramente de dores concentradas no tórax.

Nos últimos meses, no entanto, a cantora foi internada três vezes. A primeira internação aconteceu em 26 de julho, para o tratamento de arritmia cardíaca. Assim, Nana permaneceu no hospital durante 18 dias. Em 17 de agosto, cinco dias depois da alta, ela teve de retornar à casa de saúde.

Filha de Dorival Caymmi, Nana é considerada pela crítica brasileira uma das melhores intérpretes da música nacional. A artista já chamou atenção também por seu posicionamento político. Diferentemente de grande parte da classe, Nana não faz militância em favor da esquerda.

Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, onde Nana faz tratamento | Foto: Divulgação/Casa de Saúde São José
Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, onde Nana faz tratamento | Foto: Divulgação/Casa de Saúde São José

Há cinco anos, aliás, a cantora defendeu publicamente o então presidente Jair Bolsonaro (PL). Nana chegou, inclusive, a criticar cantores como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, com quem foi casada. Na época, ela afirmou ser injusto não dar um voto de confiança a Bolsonaro. 

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Nana afirmou: “Só o fato de tirar PMDB e PT já é uma garantia de que a vida vai melhorar. Agora vem dizer que os militares vão tomar conta? Isso é conversa de comunista”.  

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste

O post Depois de traqueostomia, Nana Caymmi continua sem previsão de alta no RJ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.