O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi homenageado por diversos deputados ao final da sessão plenária desta quinta-feira, 19. Lira deixará o cargo em 3 de fevereiro do próximo ano, depois de quatro anos de mandato.
Em resposta aos agradecimentos dos deputados, ele disse que não encerra nenhum ciclo. “Podemos voltar para onde eu sempre gostei de atuar, que é no chão da fábrica”, discursou. “Vamos vivendo sem planejar e sem criar expectativas.”
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito à sucessão de Lira, foi um dos que elogiaram sua atuação à frente da mesa diretora. “Foram muitas conquistas, foram muitas matérias aprovadas, matérias importantes que ajudaram no crescimento econômico da nossa nação, matérias importantes no âmbito social.”
A deputada Soraya Santos (PL-RJ), por sua vez, destacou os avanços legislativos relacionados às mulheres. “Vossa excelência sabe o quanto é difícil para nós, mulheres”, declarou. “Dentro das suas possibilidades, avançamos muito em várias matérias legislativas.”
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), disse que o seu reconhecimento representava o do governo Lula “por esses dois anos de relacionamento absolutamente transparente, de diálogo e de construção de saídas em todos os momentos em que o país precisou do Parlamento”.
Também se manifestaram os deputados Luiz Lima (PL-RJ), Cabo Gilberto Silva (PL-PB), Reginaldo Lopes (PT-MG), Alencar Santana (PT-SP) e Maria do Rosário (PT-RS).
Confira o discurso completo de Arthur Lira
“Eu penso, muito rapidamente, que tudo o que vivemos aqui dentro é muito intenso. E eu sou um admirador desta Casa e a defendo com muita tranquilidade em todos os momentos bons e ruins. Tudo o que ela proporciona ao Brasil, muito criticada, muito debatida por sua polaridade, e às vezes nós, de dentro mesmo, fazemos uma ebulição muito forte. Mas ela é isso. É essa diversidade boa que faz com que todas as oportunidades que temos aqui sejam traduzidas em oportunidades de crescimento para o nosso País.
Então, muito obrigado pelas palavras sinceras, eu sei que são amigas. Nós não encerramos nenhum ciclo aqui. Nós sempre nos renovamos. Podemos voltar de onde eu sempre gostei de atuar, que é no chão da fábrica, como eu sempre chamo, sem nenhum tipo de problema, como qualquer outra situação. Então, vamos vivendo sem planejar e sem criar expectativas. É a maneira do nordestino, Deputado Túlio, viver feliz. É sem criar expectativas, matando um leão por dia. Ruim é quando temos que matar o mesmo leão todo dia, mas até isso fazemos.“
Leia também: “A queda de braço pelos gabinetes da Câmara”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 114 da Revista Oeste
O post De saída da presidência da Câmara, Arthur Lira fala em voltar ao ‘chão da fábrica’ apareceu primeiro em Revista Oeste.