Uma lista com os nomes de 34 reféns a serem libertados na primeira fase de um possível acordo entre Israel e o grupo terrorista Hamas foi divulgada nesta segunda-feira, 6, pela rede britânica BBC e, posteriormente, pelo portal saudita al-Sharq.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Em um comunicado, o Fórum das Famílias dos Reféns não confirmou os nomes. O grupo pediu cautela por parte dos meios de comunicação.
A entidade lembrou que famílias dos reféns estão “abaladas e perturbadas” com a divulgação da lista. O temor é que um vazamento provoque um retrocesso nas conversações.
A preocupação do Fórum, de acordo com a nota, é garantir o retorno de todos os reféns – os vivos para reabilitação e os mortos para um enterro digno. “Ninguém fica para trás”, concluiu o texto.
A liberação nesta primeira fase seria feita em quatro etapas, a serem concluídas depois de atingidas determinadas metas. Todos os membros da família Bibas estão incluídos – os irmãos Ariel Bibas, de 5 anos, e Kfir Bibas, de 1 ano, e a mãe, Shiri. Yarden Bibas, o pai, está na quarta lista.
Comunicado sobre os reféns
A conclusão do acordo ainda precisa ser confirmada pelas autoridades. O Hamas, segundo o portal Israel de Fato, teria alegado que precisa de uma semana de cessar-fogo para localizar todos os reféns.
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu emitiu um comunicado no qual informa que a lista não foi entregue diretamente pelo Hamas, mas transferida de Israel para os intermediários em julho de 2024.
Leia mais: “Ministro de Israel critica governo Lula diante de investigação contra soldado”
“Até agora, Israel não recebeu qualquer confirmação por parte do Hamas sobre a situação dos reféns que constam da lista”, relata o governo.
O post Lista com 34 nomes de reféns a serem libertados é divulgada por dois veículos de imprensa apareceu primeiro em Revista Oeste.