Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal durante o governo Jair Bolsonaro (PL), foi nomeado secretário municipal em São José. A cidade possui cerca de 270 mil habitantes e fica na Região Metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina. Vasques assumiu o cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação na segunda-feira 6, na gestão do prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Silvinei Vasques é investigado pela Polícia Federal por suspeitas de usar a estrutura da PRF no segundo turno das eleições de 2022. A acusação afirma que ele organizou blitze para dificultar o transporte de eleitores, principalmente no Nordeste. Essa região garantiu ampla vantagem de votos ao então candidato Lula (PT). Essas ações descumpriram ordens do ministro Alexandre de Moraes, que presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na época.
O ex-diretor da PRF também enfrentou um processo administrativo. Ele publicou uma foto com Bolsonaro nas redes sociais na véspera das eleições. Além disso, passou um ano em prisão preventiva no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Em agosto de 2024, sua prisão foi relaxada, mas ele segue sob investigação e utiliza tornozeleira eletrônica como medida cautelar.
Silvinei Vasques já exerceu diversas funções públicas
Com formação em economia e Direito, Silvinei exerceu diversas funções públicas. Ele foi superintendente da PRF no Rio de Janeiro e em Santa Catarina. Também atuou como secretário municipal de Segurança Pública em São José, na gestão do ex-prefeito Elias Fernando Melquíades.
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, possui uma longa trajetória política. Ele foi vereador por 44 anos, de 1976 a 2020, quando venceu a eleição municipal. Nas eleições de 2024, conquistou a reeleição, com 41,41% dos votos, ao derrotar Adeliana (PL).
O post Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF de Bolsonaro, é nomeado secretário em SC apareceu primeiro em Revista Oeste.