Balneário Camboriú (SC) decretou estado de emergência, na manhã desta quinta-feira, 16, em razão de forte chuva, que causou alagamentos em diversas áreas da cidade.
A água interrompeu o tráfego em avenidas importantes, como a Atlântica, que margeia a orla, além de inundar veículos e residências. Pelo menos 17 vias estão interditadas por causa dos alagamentos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O cenário não se restringe a Balneário Camboriú. Ele se repete em cidades vizinhas, como Camboriú e Itajaí, onde a chuva intensa começou na noite desta quarta-feira, 15. Entre 5h e 11h de hoje, Camboriú registrou um acumulado de 167 mm de chuva, seguido por Itajaí, com 142,1 mm, e Balneário Camboriú, com 122,6 mm.
Medidas emergenciais e apelos da prefeita de Balneário Camboriú
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), anunciou a formação de um gabinete de crise para monitorar e gerenciar a situação. “A situação é grave e nos preocupa”, declarou ela, em um vídeo, no qual pediu que os moradores permaneçam vigilantes e evitem sair de casa, a menos que seja absolutamente necessário.
Como parte das medidas emergenciais, a prefeitura disponibilizou abrigos em três bairros para os atingidos pelas inundações. Uma família foi evacuada de casa depois um deslizamento de terra. A prefeitura solicitou auxílio ao governo estadual e argumentou ter limitações para atender à população afetada.
Infraestrutura comprometida e alerta da Defesa Civil
Balneário Camboriú hoje pic.twitter.com/ckrJi9509D
— Adi,,,,, SC (@fischer_adilson) January 16, 2025
A concessionária Arteris Litoral Sul informou que um trecho da BR-101 precisou de bloqueio completo, no km 138, em razão dos alagamentos. Agentes liberaram o trecho depois das 12h.
“Nesse momento, nós estamos sem todos os equipamentos, colchões, tudo isso foi destinado para o Rio Grande do Sul no ano passado”, explicou Juliana. “Então a cidade está sem nada.”,
Leia também: “Dengue nas quatro estações”, reportagem de Myllena Valença e Rachel Díaz publicada na Edição 251 da Revista Oeste
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta de chuvas moderadas e possíveis alagamentos para as regiões do litoral norte, além do Baixo e Médio Vale do Itajaí, válidos até o final do dia. Em Tijucas, há um alerta vermelho válido por causa do risco de deslizamentos, já que a cidade registrou 166 mm de chuva entre 6h e 12h.
O post Balneário Camboriú decreta estado de emergência por chuva e alagamentos apareceu primeiro em Revista Oeste.