Prefeito do Guarujá bebe água do mar para provar descontaminação

O prefeito do Guarujá, Farid Madi (Podemos), compartilhou um vídeo no último domingo, 12, no qual bebe água do mar para demonstrar que as praias na cidade não estão contaminadas. A gravação foi feita na Praia de Pitangueiras, que, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), está própria para banho.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

“Guarujá já está pronta para receber você; estamos com praias limpas, segurança, monitoramento e toda a estrutura pública da cidade voltada a atender a população e você, que nos visita”, disse o prefeito. “Entrei no mar e tomei de nossas águas para certificar esse lindo momento de verão. Vem com a gente!”

No entanto, a prática não é recomendada. Segundo o Serviço Nacional de Oceanos dos Estados Unidos, a concentração de sal na água do mar é muito maior do que o corpo pode processar. Eventualmente, a pessoa morre de desidratação, pois urina mais água do que retém.


Guarujá sofre com surto de virose

A Baixada Santista enfrenta um surto de virose desde a virada do ano, que afetou vários municípios com a presença do norovírus. As noroviroses são um grupo de doenças de origem viral que são conhecidas como gastroenterite e normalmente são transmitidas por via fecal-oral.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, a norovirose dura em média três dias e provoca sintomas como náusea, vômito, diarreia, dor abdominal e, algumas vezes, dores musculares, cansaço, dor de cabeça e febre baixa.

A Prefeitura do Guarujá chegou a declarar situação de surto de virose gastrointestinal. Ainda não se sabe o que causou a infecção, mas a prefeitura chegou a notificar a Sabesp sobre a possibilidade de que os casos poderiam ter sido provocados por vazamentos e ligações clandestinas de esgoto.

Leia também: “Dois intelectuais se encontram na praia”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 244 da Revista Oeste

O post Prefeito do Guarujá bebe água do mar para provar descontaminação apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.