Elon Musk rebate acusação de gesto nazista: ‘Truque sujo e cansativo’

Ao realizar um gesto semelhante ao nazista, o CEO da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, recebeu acusações nas redes sociais, nesta segunda-feira, 20. Na sequência, o empresário se defendeu a respeito do ato, que ocorreu durante seu discurso no evento da posse de Donald Trump, nos Estados Unidos.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Ele classificou as acusações como “ataque cansativo”. “Francamente, eles precisam melhorar os truques sujos”, escreveu no Twitter/X. “O ataque ‘todo mundo é Hitler’ está tão batido.”

O gesto de Elon Musk

Gesto de Musk veio acompanhado à frase 'meu coração está com vocês'
Gesto de Musk veio acompanhado à frase ‘meu coração está com vocês’ | Foto: Reprodução/Internet

O gesto controverso ocorreu depois da cerimônia de posse, quando Musk colocou a mão no coração e estendeu o braço esquerdo com a palma aberta em direção ao público. Ele repetiu o gesto para o público que estava atrás.

Leia mais: “Globo e PT: tudo a ver”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 250 da Revista Oeste

A frase ”meu coração está com vocês” acompanhou o ato, como se ele estivesse jogando o coração para os ouvintes. “É graças a vocês que o futuro da civilização está assegurado”, concluiu. A ação gerou debate nas redes sociais, com comparações de internautas com o gesto a uma saudação nazista.

Críticas à cobertura da mídia

A cobertura de parte da mídia brasileira, como a do Jornal Nacional, da TV Globo, recebeu críticas por omitir o contexto do gesto de Musk. Como outros, o telejornal não exibiu a frase que acompanhou o ato, o que gerou especulações sobre suas conotações nazistas.

“Musk fez um gesto que causou polêmica: por duas vezes, colocou a mão no peito e estendeu o braço para o alto”, reportou o JN (clique aqui e assista). “Nas redes sociais houve especulações sobre o significado do gesto. Usuários viram semelhança no gesto que os alemães usaram para saudar o líder nazista Adolf Hitler. O empresário ainda não se manifestou sobre o assunto.”

Leia também: “O ‘crime’ de ser israelense”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 251 da Revista Oeste

A Liga Antidifamação (ADL), organização não governamental que combate o antissemitismo, comentou que Musk fez “um gesto estranho em um momento de entusiasmo, não uma saudação nazista”. A organização já criticou o empresário anteriormente.

O post Elon Musk rebate acusação de gesto nazista: ‘Truque sujo e cansativo’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.