‘Drill, baby, drill’: entenda a frase usada por Trump durante a posse presidencial

Durante a posse presidencial de Donald Trump, realizada na última segunda-feira, 20, em Washington (D.C), o republicano voltou a repetir o jargão “drill, baby, drill“, usado também durante a campanha eleitoral em 2024. A expressão incentiva a perfuração de petróleo e gás em território norte-americano.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

“A crise inflacionária foi causada por gastos excessivos e por preços de energia escalonáveis”, afirmou Trump, durante o primeiro discurso como 47º presidente dos Estados Unidos. “Por isso, hoje vou também anunciar emergência nacional de energia. Vamos perfurar, bebê, perfurar.”

A expressão nasceu em 2008, quando o então vice-governador de Maryland, Michael Steele, usou o termo durante uma Convenção Nacional Republicana. O discurso também ganhou destaque quando Sarah Palin utilizou o termo no debate vice-presidencial com o democrata Joe Biden.

Em 2008, o Partido Republicano escolheu o senador John McCain para disputar a Presidência com Barack Obama. McCain perdeu o pleito.

No debate com Sarah Palin, Biden repetiu a palavra drill três vezes seguidas e afirmou que McCain só pensava naquilo. O democrata afirmou que só sairia um gota de petróleo depois de dez anos de perfuração.

Em resposta, a republicana afirmou: “O canto é ‘perfurar, bebê, perfurar’, e é isso que ouvimos em todo o país em nossos comícios, porque as pessoas estão famintas por essas fontes domésticas de energia.”

Perfuração de petróleo esteve presente na campanha eleitoral de Trump

A expressão que incentiva a perfuração do petróleo acompanhou Donald Trump durante a sua campanha em 2024. O republicano, inclusive, sempre colocou a mineração como uma de suas principais agendas caso retornasse à Presidência dos Estados Unidos.

Na última segunda-feira, Trump também afirmou que vai acabar com o incentivo para carros elétricos. O empresário agradeceu a indústria automobilística e disse que as pessoas vão voltar a comprar os automóveis que desejarem.

“Com minhas ações de hoje, encerraremos o Green New Deal e revogaremos o mandato do veículo elétrico, salvando nossa indústria automobilística e mantendo a minha fiel promessa aos meus grandes trabalhadores automobilísticos norte-americanos”, declarou o republicano.

Para efeito de comparação, o governo Biden havia autorizado a proibição da venda de carros à combustão na Califórnia até o ano de 2035.

O post ‘Drill, baby, drill’: entenda a frase usada por Trump durante a posse presidencial apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.