Safra gaúcha de uva deve crescer 55%

A região da Serra Gaúcha deve ter uma safra surpreendente de uva. É o que afirma a Associação Rio-Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS), uma referência para o agronegócio do Estado.

De acordo com a Emater-RS, a safra de uva da Serra Gaúcha deve ser 55% maior que a colheita do ano anterior.

Ao todo, a produção regional deve chegar a 860 mil toneladas. A maior parte será para o processamento industrial (745 mil toneladas), seguido da fruta para o consumo in natura (100 mil toneladas) e doméstica (15 mil toneladas).

“A colheita da variedade mais cultivada na região, a Bordô, que deveria acontecer em fevereiro, foi antecipada em 20 dias, o que indica que a vindima poderá encerrar no final do mês de fevereiro. As cultivares superprecoces e precoces apresentaram ótima sanidade das bagas, coloração e teor de açúcar”, informa a associação. “Mantendo-se as condições climáticas semelhantes às atuais, as variedades de ciclo médio e as tardias (Cabernet Sauvignon, Moscatos) deverão apresentar a mesma qualidade.”

Produção gaúcha de uva

A agricultura gaúcha responde por pouco mais da metade de toda a produção de uva do Brasil. O país tem a sexta maior safra de uva da história, é responsável por 5% da colheita nacional. A produção nacional perde apenas para as de China (48%), Índia (11%), Turquia (7%), Usbequistão (6%) e Egito (6%).

O post Safra gaúcha de uva deve crescer 55% apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.