A oficialização de última hora da candidatura de Marcel van Hattem (Novo-RS) para a presidência da Câmara dos Deputados gerou um grande desconforto e uma indignação generalizada na bancada do Partido Liberal (PL).
Segundo fontes ouvidas por Oeste, integrantes da bancada do PL na Câmara afirmaram, em reunião, que “a vaidade e o ego de Marcel van Hattem não vão ser esquecidos em 2026”.
Os parlamentares analisaram que Van Hattem retomou seu posicionamento de “oposição” ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao se lançar na disputa contra Hugo Motta (Republicanos-PB) — nome apoiado pelo atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e apoiado oficialmente pelo PL.
“A impressão é que ele teria se aproximado de novo de Bolsonaro quando foi conveniente, como quando Marcel van Hattem tornou-se alvo de investigação por um discurso na tribuna da Câmara”, relatou uma das fontes. “Só sabe pensar no próprio umbigo, mas não iremos nos esquecer disso.”
Marcel van Hattem fala em impeachment de Lula
Entre as promessas de campanha de Marcel van Hattem à presidência da Câmara está o andamento do pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O parlamentar deu a declaração durante entrevista ao programa Faroeste à Brasileira, na quarta-feira 29.
A ação que embasa o pedido de impeachment acusa o governo Lula de violar normas de responsabilidade fiscal ao realizar o pagamento de R$ 3 bilhões a estudantes do ensino médio por meio do programa Pé-de-Meia, sem autorização do Congresso Nacional.
O deputado também criticou a atual gestão federal, afirmando que o governo petista “trabalha com base na mentira e na perseguição”. Segundo Van Hattem, “é por isso que Lula se manteve no poder até agora, senão já teria caído”.
O post Bancada do PL na Câmara critica candidatura de Marcel van Hattem apareceu primeiro em Revista Oeste.