Na manhã deste sábado, 1º, um trem da linha 7-rubi da CPTM descarrilou no município de Campo Limpo Paulista (SP). O acidente aconteceu depois de um deslizamento de terra atingir o veículo próximo à Estação Botujuru.
As chuvas intensas registradas durante a madrugada causaram o deslizamento. Como resultado, a circulação entre as estações Francisco Morato e Botujuru foi interrompida. Equipes de manutenção foram enviadas para remover o trem e restabelecer o serviço.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O trem, que ainda não havia começado as operações diárias, estava sem passageiros no momento do acidente. O maquinista, único ocupante, sofreu ferimentos leves e foi levado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu tratamento e passa bem.
O serviço entre as estações Franco da Rocha e Francisco Morato foi retomado às 10h55 deste sábado. Por causa da interrupção, o Expresso Turístico para Jundiaí foi suspenso. Entretanto, nos trechos entre Francisco Morato e Rio Grande da Serra, e entre Botujuru e Jundiaí, a circulação segue normalmente.
Chuvas em São Paulo deixam região ao redor do Tietê alagada
Depois das intensas chuvas que atingiram São Paulo, nesta sexta-feira, 31, a capital paulista amanheceu com diversos pontos de alagamento. A região do Jardim Pantanal, na zona leste da cidade, permanece embaixo d´água. Além disso, a Marginal Tietê apresenta vários pontos intransitáveis na zona norte.
Veja a situação na área nessas imagens compartilhadas na manhã de hoje, no Twitter/X:
A Defesa Civil emitiu alertas de riscos severos para os moradores. “A Defesa Civil do Estado de São Paulo prorrogou o alerta preventivo até o próximo domingo, por conta da aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa atuar no Estado de São Paulo na quarta-feira, 29”, informou o órgão, em comunicado oficial.
Segundo comunicado, “esse fenômeno meteorológico virá com chuvas persistentes e volumosas e tem elevado os riscos de alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra em diversas regiões do Estado”.
As áreas mais afetadas incluem a Grande São Paulo, o Vale do Ribeira, o Vale do Paraíba, o litoral paulista e regiões do interior, onde já houve registros de enchentes e deslizamentos. O vídeo abaixo mostra policiais militares resgatando uma família que teve a casa alagada pela chuva na zona leste da capital:
As autoridades alertam para o risco de novas inundações, quedas de árvores e deslizamentos de terra. O fim de semana promete ser de chuvas intensas não apenas na capital, mas em todo o Estado de São Paulo.
O post Trem da linha 7-rubi é atingido por deslizamento de terra em São Paulo apareceu primeiro em Revista Oeste.