São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil, atingiu 11,4 milhões de habitantes em 2022. Trata-se de um aumento de 2%, em relação a 2010. É o que mostram os dados do Censo Demográfico do IBGE.
Guarulhos e Campinas, outras cidades paulistas, registraram crescimentos populacionais mais modestos. A primeira delas tem 1,29 milhão de residentes, enquanto a segunda abriga 1,14 milhão. Ambas as cidades tiveram aumentos populacionais de 6% e 5%, respectivamente, ao longo de 12 anos.
Os crescimentos mais expressivos
Cidades como Santana de Parnaíba e Cotia, por exemplo, destacaram-se por suas elevadas taxas de crescimento populacional no período. Santana de Parnaíba, no oeste da Região Metropolitana de São Paulo, viu sua população crescer 42%, totalizando 154,1 mil habitantes. Cotia, também na região metropolitana, teve um aumento de 36%, atingindo 273,6 mil moradores.
Cubatão, localizada na Baixada Santista, e Poá, na região metropolitana, registraram reduções de 5% e 2%, respectivamente, totalizando 112,5 mil e 103,8 mil habitantes. Santos e Mauá, em contrapartida, mantiveram suas populações praticamente inalteradas ao longo do período analisado.
Santos, uma cidade portuária, registrou uma pequena diminuição de 792 habitantes, enquanto Mauá, no ABC paulista, adicionou 1.483 moradores, alcançando 418,3 mil habitantes.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O post Saiba quais são as cidades mais populosas de São Paulo apareceu primeiro em Revista Oeste.