Criança de 5 anos morre depois de câmara hiperbárica explodir com ela dentro

Um menino de 5 anos morreu depois de uma câmara hiperbárica explodir com ele dentro na cidade de Troy, Michigan, nos Estados Unidos. O acidente ocorreu na última sexta-feira, 31, e a criança foi declarada morta no local pelos socorristas, de acordo com o Departamento de Bombeiros de Troy.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Utilizada em diversos tratamentos clínicos, a câmara hiperbárica contém 100% de oxigênio, o que a torna potencialmente inflamável em ambiente pressurizado. Mas, embora o risco exista, explosões desse tipo são raríssimas.

As autoridades locais continuam investigando ativamente o caso. A explosão aconteceu no The Oxford Center, um centro de tratamentos médicos alternativos. A mãe do menino estava perto da câmara no momento da explosão e sofreu ferimentos nos braços.

Tratamentos alternativos com câmara hiperbárica não têm aprovação da FDA

camera hiperbarica tratamento
Clínica diz que nada parecido ocorreu em mais de 15 anos fornecendo esse tipo de terapia | Foto: Reprodução/X

O The Oxford Center oferece terapias com oxigênio hiperbárico para diversas condições de saúde, mas sem a aprovação da FDA, agência reguladora de medicamentos dos EUA. Entre os problemas de saúde listados estão transtorno do espectro autista, paralisia cerebral, paralisia de Bell, epilepsia, TDAH, covid-19, depressão, Alzheimer, alopecia, HIV/AIDS, AVCs, enxaquecas, diabetes e Parkinson.

Declaração do porta-voz sobre o acidente

Em declaração ao The Detroit Free Press, Andrew Kistner, porta-voz do The Oxford Center, chamou a última sexta-feira de “dia excepcionalmente difícil para todos”. Ele afirmou que “a segurança e o bem-estar das crianças que atendemos são nossa maior prioridade”.

Ele disse que “nada parecido aconteceu em mais de 15 anos fornecendo esse tipo de terapia” e que o centro vai participar de todas as investigações necessárias.

Leia também: “PM encontra criança dormindo em guarda-roupa depois de cogitar sequestro”

O post Criança de 5 anos morre depois de câmara hiperbárica explodir com ela dentro apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.