A Tesla, liderada por Elon Musk, planeja lançar seu software de robotáxis autônomos em diversos mercados globais até o fim deste ano. No entanto, a empresa enfrenta desafios na China, onde as regulamentações sobre faixas de ônibus são obstáculos significativos para a implantação da tecnologia sem supervisão humana.
Durante uma teleconferência recente com investidores do quarto trimestre, Elon Musk destacou os problemas que sua equipe enfrenta na China. Ele explicou que, em horários específicos, o tráfego nas faixas de ônibus é proibido. Qualquer violação desa regra resulta em multas automáticas. “É uma grande questão”, afirmou.
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A Tesla busca ser pioneira no desenvolvimento de uma tecnologia de condução autônoma que funcione em qualquer rua, desde os Estados Unidos até a Europa e a China. Alguns concorrentes, como a Waymo, utilizam mapas tridimensionais detalhados e sensores caros para garantir a segurança e precisão dos veículos autônomos. Esses sistemas exigem atualizações frequentes e podem limitar a operação a áreas mapeadas.
A Tesla, por sua vez, aposta em câmeras acessíveis para captar o ambiente ao redor dos veículos, o que torna a tecnologia escalável e econômica. Essa abordagem pode fazer da Tesla uma líder no setor, segundo investidores. A revista norte-americana Fortune informa que a empresa também pretende disponibilizar a tecnologia para licenciamento por outras empresas do setor.
Os desafios de Elon Musk
Além das faixas de ônibus, a Tesla enfrenta dificuldades na obtenção de dados de alta qualidade na China, essenciais para o treinamento de sua rede neural.
As restrições do governo chinês impedem a transferência de vídeos de treinamento para o data center da Tesla, o “Cortex”, localizado no Texas, EUA. “Eles atualmente não nos permitem transferir vídeos de treinamento para fora da China, e o governo dos EUA não nos deixa treinar IA na China”, explicou Elon Musk.
Essa situação levou a Tesla a buscar soluções alternativas. Para contornar as restrições, a empresa está utilizando vídeos de ruas chinesas disponíveis publicamente na internet para alimentar seu sistema de treinamento de inteligência artificial. Com isso, a rede neural é aprimorada, apesar das limitações impostas por ambos os governos.
Se bem-sucedida, a abordagem da Tesla permitirá aos motoristas disponibilizarem seus veículos a uma frota administrada por Musk, gerando renda enquanto não usam o carro. A inovação continua a ser a principal estratégia da Tesla para superar obstáculos e atingir suas metas no mercado global de robotáxis.
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