‘A eleição de Trump não vai mudar o Brasil’

Em artigo publicado na Edição 254 da Revista Oeste, o colunista Roberto Motta escreve sobre a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. 

Motta afirma que a vitória do republicano “acendeu em muitos brasileiros a esperança de mudanças por aqui”. Contudo, segundo o articulista, “a disfuncionalidade institucional brasileira não será resolvida pelo presidente dos EUA”.

Os interesses de Trump

Ou seja, a nova política dos EUA somente afetará a realidade brasileira na medida em que isso promover, ou proteger, os interesses dos norte-americanos”.

Decreto de Trump sobre cartéis abre caminho para sanções contra o Brasil
A vitória do republicano ‘acendeu em muitos brasileiros a esperança de mudanças por aqui’ | Foto: Reprodução/X

Cabe aos brasileiros, por sua vez, assumir responsabilidade pelo próprio destino. Além disso, deve ter a coragem e a maturidade de buscar caminhos e saídas para a situação do Brasil.

Leia um trecho do artigo “O anjo salvador que não existe”:

“Os eleitores americanos rejeitaram essas e outras políticas da era Biden e deram a Donald Trump uma vitória excepcional, cujo aspecto mais marcante é o patriotismo (ou nacionalismo; só o tempo dirá), resumido no slogan Make America Great Again. As ideias de Trump são claras: ele defende o uso do poder econômico como arma geopolítica (via ameaça de aumento de tarifas sobre importações); o retorno a um estado de lei e ordem (com o combate aos cartéis e a proteção das fronteiras); a remoção de estruturas e políticas de extrema esquerda de dentro do Estado (como as práticas de discriminação “positiva” denominadas eufemisticamente de “diversidade, equidade e inclusão”, que substituíram o critério do mérito pela necessidade de uma subjetiva “representatividade”); o aumento da eficiência do Estado e da competitividade da economia americana; e a reafirmação da soberania e do protagonismo dos EUA no mundo (por exemplo, denunciando a tentativa chinesa de controlar o Canal do Panamá). A defesa da liberdade de expressão será uma bandeira importante do governo Trump 2, principalmente dentro dos Estados Unidos. No exterior essa bandeira estará subordinada, naturalmente, aos outros interesses americanos.

A eleição de Donald Trump acendeu em muitos brasileiros a esperança de mudanças por aqui. Mas a disfuncionalidade institucional brasileira não será resolvida por Trump. A nova política americana só afetará a realidade brasileira na medida em que isso promover, ou proteger, os interesses americanos. Os casos da rede social X e da Starlink mostram que um cenário assim é possível, mas nada indica que seja provável.

A energia com a qual Trump se dedicou a cumprir suas promessas de campanha já no primeiro dia assustou muita gente que desconhece a história americana, principalmente a recente. Não há motivo para receio. O pêndulo geopolítico tinha se movido muito longe para o lado esquerdo. É inevitável — embora não necessariamente desejável ou bom — que a mesma coisa agora aconteça para o lado oposto. Mas nada livra os brasileiros da tarefa de assumir responsabilidade por seu próprio destino, e de ter a coragem e a maturidade de buscar caminhos e saídas para a situação do país, livres de ideologias tóxicas e do domínio de interesses ocultos.”

O artigo “O anjo salvador que não existe” está disponível aos mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 254 da Revista Oeste vai além do texto de Roberto Motta. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Frank Furedi, Alexandre Garcia, Rodrigo Constantino, Silvio Navarro, Cristyan Costa, Ana Paula Henkel, Eugenio Goussinsky, Adalberto Piotto, Carlo Cauti, Dagomir Marquezi, Amanda Sampaio, Artur Piva, Anderson Scardoelli e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

O post ‘A eleição de Trump não vai mudar o Brasil’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.