O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou nesta quarta-feira, 5, a instauração de uma auditoria, em caráter de urgência, sobre a administração da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ). A apuração é do jornal O Estado de S.Paulo.
O ministro Walton Alencar Rodrigues, ao fazer o requerimento, relatou “gravíssimas preocupações”. Ele afirmou que, entre os meses de janeiro e novembro de 2024, o “Plano 1″ da Previ “acumulou prejuízo” de aproximadamente R$ 14 bilhões. A respeito dos investimentos do plano Previ, o ministro destacou que houve rendimento de apenas 1,58% em 2024.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Questionada pelo Estadão, a Previ não se pronunciou.
“O fato é seríssimo, elevando os riscos dos segurados do Banco do Brasil”, disse o ministro. “Comparativamente aos anos anteriores, foi pífio o desempenho atual dos planos da Previ. No ano passado, o desempenho foi substancialmente menor, para quase todas as classes de investimento, renda fixa, renda variável, ativos, imobiliários e investimentos estruturados.”
Alencar Rodrigues também falou em “situação de inequívoco risco” para todos os beneficiados pelo plano e indicou que “sérios problemas de gestão parecem estar a afligir a entidade”. Foi encaminhado despacho à Secretaria Geral de Controle Externo para o levantamento de informações.
Leia também: “Interesse do governo Lula em cooptar fundos de pensão assusta servidores, afirma Estadão“
“Há a perspectiva de danos graves para o Banco do Brasil, sociedade de economia mista, cujo controle pertence à União, que, em caráter extraordinário, poderá ser obrigada a contribuir paritariamente com os assegurados”, ressaltou.
Fontes da Previ dizem que não existe risco de zerar perdas
Fontes da Previ afirmaram ao Estadão, sob reserva, que não existe risco de equacionamento – ou seja, zerar perdas –, nem de contribuição extraordinária. E alegam que os planos continuam sólidos. Procurado, o BB orientou que o jornal entrasse em contato diretamente a Previ.
O post TCU autoriza auditoria ‘urgente’ na Previ, fundo de funcionários do Banco do Brasil apareceu primeiro em Revista Oeste.