Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, anunciou nesta quinta-feira, 6, que o país deixará o Conselho de Direitos Humanos (CDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em seu perfil oficial no X, afirmou que “não tolerará mais o antissemitismo flagrante” do órgão.

Leia também: Por que a ONU está sempre do lado errado história, reportagem publicada na Edição 246 da Revista Oeste

Na carta aberta publicada, Israel comunica que seguiu a decisão do presidente dos Estados Unidos Donald Trump e não participará mais do CDH. “A decisão foi tomada à luz do contínuo e implacável viés institucional contra Israel no Conselho de Direitos Humanos, que persiste desde sua criação em 2006”, diz o documento enviado a Jürg Lauber, presidente do conselho.

Na última terça-feira, 4, Trump assinou um decreto retirando o apoio norte-americano ao CDH. Também manteve a suspensão do financiamento para agências de assistência aos palestinos (UNRWA).

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Para a Reuters, a relatora da ONU para os territórios palestinos, Francesca Albanese, disse que a saída “demonstra arrogância e falta de reconhecimento do que Israel fez”. O país do Oriente Médio está em incursão militar contra o Hamas depois do ataque terrorista em outubro de 2023.

“O CDH tem tradicionalmente protegido abusadores recorrentes dos direitos humanos permitindo que eles se escondam com segurança, enquanto insiste obsessivamente em demonizar a única democracia do continente — Israel”, narrou Sa’ar. “Isto se tornou uma ferramenta política e uma plataforma conveniente, cinicamente utilizada para o avanço de certas políticas”.

Desde sua criação, o CDH já aprovou mais de 100 resoluções condenando Israel, cerca de 20% do total emitido pelo órgão. O número supera as resoluções contra Irã, Cuba, Coreia do Norte e Venezuela somadas.

“É impossível que Israel continue a engajar com o CDH e Israel não aceitará mais este flagrante de discriminação”, finaliza o chanceler israelense.

Leia também: O crime de ser israelense, reportagem publicada na Edição 251 da Revista Oeste

O post Israel anuncia saída do Conselho de Direitos Humanos da ONU apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.