A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, embarca neste domingo, 9, para Roma, na Itália. Entre os compromissos da mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está uma visita ao Papa Francisco, no Vaticano.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, vai acompanhar Janja na viagem. Segundo apuração do portal Poder360, o deslocamento será realizado em voo comercial.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A primeira-dama e o ministro vão participar da 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU). O evento ocorre até a próxima quinta-feira, 13.
Janja representará o Brasil no conselho. A nomeação da primeira-dama foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira, 7, com “ônus”. O termo indica que as despesas da viagem serão custeadas pelo Executivo.
O Fida tem como objetivo estimular investimentos na agricultura e no desenvolvimento rural, com foco na redução da pobreza e da fome, especialmente em regiões vulneráveis de países em desenvolvimento.
Leia também: “Oposição lança pacote para fiscalizar gastos de Janja”
Durante o evento, Janja participará de uma reunião para a escolha do novo presidente da Aliança Global de Combate à Fome, organização criada durante a cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro. O Brasil está na disputa para assumir a aliança.
Janja passou a divulgar agenda depois de críticas da oposição
A primeira-dama começou a divulgar sua agenda em 3 de fevereiro, depois de críticas da oposição e da Transparência Internacional Brasil sobre a falta de informações públicas a respeito de seus compromissos.
Segundo fontes do Poder360, a decisão de tornar os compromissos públicos partiu da própria Janja, e não do novo chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira. A intenção seria rebater questionamentos sobre o sigilo em torno de sua agenda oficial.
Leia também: “‘Protegida’ de Janja tem novo cargo no gabinete de Lula”
No entanto, os registros de anos e datas anteriores seguem indisponíveis ao público. Até o momento, não há indícios de um local onde essas informações sejam armazenadas e tornadas acessíveis.
O post Janja embarca para Roma e deve visitar o papa Francisco apareceu primeiro em Revista Oeste.