Uma nova ferramenta digital, o Placar Congresso, foi desenvolvida para permitir que os eleitores acompanhem em tempo real o posicionamento dos deputados federais e senadores em relação à oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Idealizada pelo deputado federal Maurício Marcon (Podemos-RS), o site disponibiliza informações sobre as votações dos parlamentares. A ferramenta registra presenças em sessões, suas classificações como “oposição”, “governo” ou “independente” e aponta as convergência de seus votos com as diretrizes dos blocos políticos.
O Placar Congresso também realiza uma análise do comportamento político das bancadas estaduais e dos partidos, permitindo a identificação de possíveis incoerências entre o discurso eleitoral e a atuação parlamentar.
“A iniciativa tem como objetivo dar mais transparência ao eleitorado sobre como seus representantes estão votando”, explica Marcon. “Especialmente em temas considerados controversos ou de impacto ideológico.”
Entre os principais aspectos destacados pelo deputado está a possibilidade de identificar parlamentares que, apesar de se declararem opositores, não votam alinhados a essa postura. Para evitar ambiguidades, o Placar Congresso utiliza um critério de ranqueamento baseado no porcentual de votos alinhados à oposição.
Placar Congresso revela estratégias como abstenção em votações
Deputados com mais de 70% de votos contrários ao governo são considerados opositores, enquanto aqueles com porcentual de 50% a 70% são classificados como parte do centrão, enquanto os abaixo de 50% são identificados como governistas.
O deputado também destaca estratégias utilizadas por alguns parlamentares, como a abstenção em votações decisivas. “Eles usam essa estratégia para evitar posicionamentos claros sem comprometer a imagem perante o eleitorado.”
Marcon citou exemplos de parlamentares que participam de eventos da oposição e criticam o governo publicamente, mas cuja atuação legislativa revela um alinhamento maior com o governo em votações importantes.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além de ser acessível ao público em geral, a ferramenta estaria sendo utilizada por lideranças políticas, como o ex-presidente Jair Bolsonaro e o senador Rogério Marinho (PL-PE), para monitorar o comportamento da oposição no Congresso. Segundo Marcon, Bolsonaro acompanha de perto os dados da plataforma para avaliar quais deputados mantêm fidelidade à oposição.
Marcon explica que o Placar Congresso reúne o histórico completo de votações de todos os deputados, incluindo aqueles que assumiram temporariamente os mandatos. O site está vinculado à base de dados da Câmara dos Deputados, permitindo um confronto direto entre o discurso político e a atuação legislativa de cada parlamentar.
O post Plataforma ‘Placar Congresso’ oferece monitoramento detalhado da atuação parlamentar apareceu primeiro em Revista Oeste.