Petição em defesa da anistia já conta com mais de 160 mil assinaturas

Mais de 160 mil pessoas já assinaram uma petição on-line em apoio à anistia dos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

A petição foi lançada pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) na última segunda-feira, 10. O abaixo-assinado foi lançado no mesmo dia em que Vanessa Vieira, moradora de Rondônia, mulher de um dos presos e mãe de seis filhos, pediu “misericórdia” ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, durante um ato da oposição.

“Temos que passar a mensagem clara de que a maioria da população não aguenta mais ver essas injustiças”, disse Gayer por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais. “Há pessoas condenadas a 17 anos sem nunca terem cometido nenhum crime, sem nunca sequer terem ido a uma delegacia de polícia.”

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Os deputados federais da oposição tratam a anistia dos presos do 8 de janeiro como uma de suas principais bandeiras.

Casos emblemáticos aparecem na petição, como o da cabeleireira Débora Rodrigues. Presa há 23 meses, permanece longe dos dois filhos. O motivo da prisão foi escrever “perdeu, mané” com batom na estátua “A Justiça”. Apesar de enviar uma carta, e pedir desculpas a Alexandre de Moraes, continua encarcerada.

Leia também: “A anistia inevitável”, artigo de Augusto Nunes e Branca Nunes publicado na Edição 255 da Revista Oeste, aberto a não assinantes

Outro nome destacado é o do comerciante Cleriston Pereira Santos, que morreu no Complexo Penitenciário da Papuda em novembro de 2023. Ele deixou esposa e duas filhas. Advogados solicitaram liberdade provisória alegando problemas de saúde. A Procuradoria-Geral emitiu parecer favorável à soltura. Mesmo assim, ele permaneceu preso até a morte.

A petição exige anistia imediata para os considerados inocentes

O abaixo-assinado exige anistia imediata para os considerados inocentes e denuncia o que chama de perseguição política e violações constitucionais. “Nossa Constituição não pode continuar desrespeitada! Basta de perseguição! Basta de abusos do poder judiciário!”

Assinar a petição é simples. Basta acessar o site change.org, preencher nome, e-mail e cidade de residência. Gayer reforçou o pedido para que os apoiadores compartilhem o link amplamente.

“Vamos chegar a 1 milhão de assinaturas a favor da anistia”, declarou em sua conta no X.

O post Petição em defesa da anistia já conta com mais de 160 mil assinaturas apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.