O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiram alertas para chuvas intensas entre domingo, 16, e segunda-feira, 17.
As precipitações podem variar entre 30 mm e 60 mm por hora, com a possibilidade de granizo, aumentando os riscos de transtornos.
Os ventos previstos podem alcançar velocidades de 60 km/h a 100 km/h, ampliando o potencial para alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
O alerta abrange a região metropolitana de Porto Alegre e outras áreas, como as regiões sudoeste, noroeste, sudeste, nordeste, centro ocidental e centro oriental rio-grandense, além da região serrana do Estado e do sul de Santa Catarina.
Defesa Civil alerta para riscos de transbordamento no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul destacou que as chuvas devem ser intensas e concentradas em um curto período, elevando o risco de transbordamento de rios, arroios e córregos, especialmente em áreas suscetíveis a alagamentos.
Segundo o órgão, “em função de elevados acumulados previstos, com chuvas de altas intensidades (elevado volume em pouco tempo), é indicada a condição de alerta em praticamente todas as bacias hidrográficas do estado”.
Os órgãos públicos orientam que, em condições climáticas adversas, a população busque abrigo seguro imediatamente. Em casa, deve-se fechar bem portas e janelas e retirar os fios de eletroeletrônicos das tomadas. Animais de estimação devem ser mantidos em segurança.
Alertas específicos

É crucial que os moradores conheçam os planos de contingência municipais para saber como proceder em situações de risco ou desastre. Estes planos podem ser obtidos com os órgãos de proteção municipais.
A Defesa Civil já emitiu alertas específicos para cidades como Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Taquari, Charqueadas, Arroio dos Ratos e Montenegro.
As cidades devem estar especialmente atentas às condições climáticas e aos avisos das autoridades locais.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O post Inmet e Defesa Civil emitem alertas para chuvas intensas e alagamentos no Rio Grande do Sul apareceu primeiro em Revista Oeste.