Depois de post de Musk, advogado de Lula pede bloqueio do X

O advogado Luiz Carlos da Rocha voltou a se manifestar sobre a influência do empresário Elon Musk na política brasileira. Rocha, que fez parte da equipe jurídica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua prisão em Curitiba, reforçou os pedidos para que a Justiça tome medidas contra o bilionário e sua rede social, o X.


“O banimento do X será inevitável na medida em que sua interferência no processo eleitoral brasileiro se intensificar: e vai se intensificar!”, escreveu o jurista, no sábado 15, em publicação no X. “O TSE não deve tolerar nem por um instante a ação estrangeira na nossa eleição.”

A frase tem motivação em publicação de Musk do sábado 15, dia em que o empresário compartilhou imagens antigas de manifestações pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, ocorridas em 2016.


As imagens foram reutilizadas no contexto atual do cenário político brasileiro, em que manifestações foram convocadas para o dia 16 de março. Os brasileiros que aderirem ao ato vão pedir o impeachment de Lula e a anistia dos condenados pelos atos do 8 de janeiro.

Presidente do PT também se manifesta

Gleisi Hoffmann; Dólar; Lula
A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O posicionamento de Rocha está alinhado com o de outros políticos, que criticam a atuação do dono do X no Brasil. A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente do Partido dos Trabalhadores, também comentou a situação. Ela acusou Musk de incitar atos antidemocráticos no país.


“Elon Musk usando o X pra comandar um protesto de bolsonaristas aqui no Brasil”, escreveu a parlamentar. “Essa gente do inelegível não tem noção do que seja a palavra soberania. Bater continência pra bandeira dos EUA é pouco. Querem entregar de vez o país e nem se envergonham disso.”

Bloqueio do X, de Elon Musk, no Brasil

musk moraes
Em agosto de 2024, Alexandre de Moraes, ministro do STF, ordenou o bloqueio do X no Brasil | Foto: Montagem

Em 30 de agosto de 2024, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes ordenou o banimento do X no Brasil, depois de Elon Musk supostamente “desrespeitar a legislação brasileira e, reiteradamente, descumprir decisões judiciais”.

Leia também: “Entrevista com o antigo Moraes”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 233 da Revista Oeste

Depois de um mês e sete dias, em 8 de outubro de 2024, a plataforma voltou a funcionar no país. A rede social de Elon Musk efetuou o pagamento de R$ 28,6 milhões em multas e bloqueou contas — uma solicitação do STF.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

O post Depois de post de Musk, advogado de Lula pede bloqueio do X apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.