Nesta semana, Oeste traz novamente aos leitores as reportagens que fizeram sucesso ao longo do primeiro mês de 2025. O texto abaixo, publicado originalmente em 20 de janeiro, informa que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, teve uma extensa agenda de compromissos no exterior.
Leia a reportagem
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, terá uma extensa agenda de compromissos no exterior.
Nesta segunda-feira, 20, o juiz do STF, que está em Zurique, vai se encontrar com Annette Kroeber-Riel, vice-presidente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas do Google para a Europa.
+ Saiba mais sobre os bastidores da política em No Ponto
Amanhã, ainda na Suíça, Barroso comparecerá ao Fórum Econômico Mundial, no qual deve falar a respeito do meio ambiente. Um dia depois, o presidente do STF vai discorrer sobre segurança digital e jurídica na Casa Brasil. Em 23 de janeiro, estará em um evento promovido pelo Lide, grupo empresarial ligado ao ex-governador de São Paulo João Doria, em que se espera que trate da “visão jurídica e institucional do Brasil e os reflexos na vida do país”.
Na sequência, Barroso cruzará o oceano rumo aos Estados Unidos para, em 27 de janeiro, palestrar em Yale a fim de explicar o funcionamento do Judiciário brasileiro. Depois, partirá para Princeton, universidade na qual os estudantes o aguardam no painel que trata das “democracias na resistência institucional ao populismo autoritário”. O tour se encerrará na Harvard Kennedy School. Procurado por Oeste, o STF informou que as despesas de viagem e hospedagem não são custeadas com dinheiro público.

Luís Roberto Barroso e Lira são os campeões em voos da FAB
Conforme levantamento do jornal O Globo, Barroso e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, são os campões de voos da FAB.
O juiz do STF fez, ao menos, 143 voos de janeiro a dezembro de 2024. Os deslocamentos em aeronaves oficiais receberam como justificativa questões de “segurança” ou de “serviço”.
Os trajetos solicitados por Barroso incluem voos de Miami a Brasília, nos primeiros dias do ano, além de viagens nacionais.
Já Lira viajou ao menos 126 vezes, sendo a segunda autoridade que mais utilizou as aeronaves. O deputado foi a Salvador e ao Rio de Janeiro em voo da FAB no Carnaval.
Leia também: “A estrada totalitária”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 252 da Revista Oeste
O post As mais lidas do mês: o tour de Barroso nos EUA e na Suíça apareceu primeiro em Revista Oeste.