Sete igrejas foram incendiadas na madrugada entre a última sexta-feira, 21, e o sábado, 22, em Masterton, na Nova Zelândia. O delegado de plantão, Bradley Allen, disse que a polícia investiga a suspeita de incêndios criminosos. Em todos os casos, o método foi o mesmo: uma bomba de gasolina jogada através de uma janela.
Allen disse que a polícia analisa imagens de câmeras de segurança, bem como uma postagem no Facebook em que um morador afirma ter realizado os ataques, embora ninguém tenha sido preso até o momento. Apesar do choque, a polícia informou que os danos materiais foram mínimos.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Os quatro incêndios teriam começado entre 4h25 e 4h35 e foram identificados na Igreja Anglicana da Epifania, na Igreja Católica de São Patrício, na Igreja Batista de Masterton e na Igreja Equippers, segundo o Serviço de Incêndio e Emergência. Horas depois, a Igreja Unida de São Tiago e o Salão do Reino, que ficam na mesma rua, também foram atacadas. Por fim, foi incendiada a capela de uma funerária.
Uma coordenadora da Igreja Católica de São Patrício disse que estão devastados com a situação. Até o final da manhã de sábado, ela ainda não havia conseguido ver o interior da igreja para avaliar os danos, mas sabia que havia uma janela quebrada e danos causados pelo fogo no saguão de entrada.
Nova Zelândia em choque
O prefeito da cidade, Gary Caffell, disse que a comunidade está abalada com a notícia e que os ataques foram completamente inesperados. “Estou realmente chocado, e a comunidade também está”, disse.
“Você simplesmente não espera que algo assim aconteça, especialmente em um lugar como Masterton”, ressalta o prefeito. A cidade conta com cerca de 29 mil habitantes.
O pastor da Igreja Equippers, Matt Cornford, disse na manhã de sábado que a comunidade já se mobiliza para apoiá-los. A congregação ainda não sabe se a igreja poderá abrir para os fiéis no domingo, 23, mas já recebeu ofertas de outros locais para realizar o culto.

Os serviços de emergência ainda investigam o incêndio, e Cornford afirmou que só saberá a extensão total dos danos quando a perícia terminar. No entanto, ele já sabe que há janelas quebradas e que alguns dos cômodos voltados para a rua foram afetados.
Cornford ressaltou que, no final das contas, é a comunidade que faz a igreja e, felizmente, nenhuma pessoa foi ferida.
“O prédio em que estamos tem sido um lugar onde pudemos amar e servir a comunidade de várias maneiras ao longo dos últimos 30 anos, e continuaremos a fazê-lo”, disse. “É uma pena que tenham tentado interromper isso.”
Leia também: “Quando a fé é considerada crime”, reportagem de Isabela Jordão e Mateus Conte publicada na Edição 249 da Revista Oeste
O post Sete igrejas cristãs são incendiadas na Nova Zelândia apareceu primeiro em Revista Oeste.