Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah morto por Israel, é velado no Líbano

Milhares de pessoas se reuniram nos arredores de Beirute, no Líbano, neste domingo, 23, para o velório do Hassan Nasrallah, o líder do grupo terrorista Hezbollah, morto em um ataque aéreo israelense há quase cinco meses. A cerimônia ocorreu no Estádio Camille Chamoun, que tem capacidade para 55 mil pessoas.

Apoiadores carregavam fotos de Nasrallah e agitavam bandeiras do Hezbollah. Nasrallah, que esteve à frente do grupo por décadas, liderou os terroristas durante anos de conflito contra Israel. Ele foi morto em um dos primeiros ataques aéreos realizados por Tel Aviv no Líbano, o que impactou as forças do grupo xiita.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Depois de sua morte, ele foi enterrado temporariamente ao lado de seu filho, Hadi, que também morreu em um conflito, em 1997. O funeral oficial de Nasrallah foi adiado com o objetivo de aguardar a retirada das forças israelenses do sul do Líbano, conforme os termos de um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.

A cerimônia fúnebre também prestou homenagens a outros membros mortos do Hezbollah, o que inclui Hashem Safieddine, que liderou o grupo por uma semana depois da morte de Nasrallah. Safieddine foi morto em um ataque israelense antes mesmo de ser anunciado como líder do grupo terrorista.

“Nasrallah vive em nós”, disse o atual dirigente do Hezbollah, Naim Qasem, durante um discurso transmitido ao vivo.

Hezbollah critica ação dos Estados Unidos

Ele afirmou que a resistência contra Israel não terminou e que o Hezbollah não aceita interferência norte-americana no Líbano.

Durante o evento, um caminhão com os caixões de Nasrallah e Safieddine deu uma volta ao estádio, enquanto participantes vestidos de preto observavam com punhos erguidos, jogavam flores e agitavam as bandeiras amarelas do grupo terrorista.

Nas ruas adjacentes, 35 mil assentos foram disponibilizados para homens e 25 mil para mulheres. Os apoiadores do Hezbollah se aglomeraram em frente a telões instalados para transmitir a cerimônia.

O esquema de segurança foi robusto e envolveu 4 mil homens das autoridades libanesas e a mobilizou 25 mil terroristas do Hezbollah para garantir a segurança nos arredores do estádio.

O funeral serviu como uma demonstração de força, especialmente depois de o Hezbollah ter sido enfraquecido pela guerra do ano passado contra Israel. As ações israelenses resultaram na morte de grande parte da liderança do grupo terrorista.

O impacto no Hezbollah foi agravado pela queda do grupo aliado Bashar al-Assad na Síria, o que interrompeu uma importante rota de abastecimento. Apesar de Israel ter se retirado em grande parte do sul do Líbano, suas tropas ainda ocupam cinco posições estratégicas na região.

O conflito se intensificou quando o Hezbollah declarou apoio a seu aliado Hamas depois do ataque de 7 de outubro de 2023. Neste domingo, Israel realizou novos ataques aéreos no sul do Líbano, ao alegar ter identificado atividades do Hezbollah.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) realizaram publicações no X/Twitter para informar que enviou jatos sobre Beirute durante o funeral de Hassan Nasrallah. As FDI também defenderam a morte do líder terrorista.

“Hoje é o funeral de Hassan Nasrallah”, afirmou as FDI. “Hoje o mundo é um lugar melhor.”

O post Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah morto por Israel, é velado no Líbano apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.