A formação de uma nova onda de calor sobre o Brasil deve impactar o país nesta semana, começando pela Região Sul. O fenômeno já afeta o Paraguai e a Argentina, onde as temperaturas atingem 39°C. O site Meteored divulgou a previsão do tempo neste domingo, 23.
Na primeira semana de março, espera-se que o calor intenso se espalhe por várias regiões do Brasil. Neste domingo, as temperaturas no país já estavam elevadas, com máximas variando entre 30°C e 34°C na maioria das cidades.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Algumas localidades do Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste registraram temperaturas superiores a 35°C e chegaram a quase 40°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cinco maiores temperaturas foram registradas em Porto Murtinho (MS) com 39,5°C, Pato (PB) com 37,2°C, Quaraí (RS) com 37,5°C, Pedro Gomes (MS) com 36,7°C e Bonito (MS) com 36,5°C.
Nesta última semana de fevereiro, as temperaturas devem permanecer altas, com valores acima da média para o período. A condição de onda de calor aplica-se principalmente ao Estado do Rio Grande do Sul e ao extremo oeste dos Estados de Santa Catarina e do Paraná.
A partir da primeira semana de março, a massa de ar quente deve ganhar força, o que coloca em alerta para onda de calor partes das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Calor de 40ºC na Campanha Gaúcha
Nesta segunda-feira, 24, são esperadas temperaturas próximas aos 30°C pela manhã no Rio Grande do Sul, que devem atingir cerca de 35°C ao meio-dia. As máximas podem chegar a 40°C na fronteira oeste e na região da Campanha.
Na região central do Estado gaúcho, as temperaturas devem girar em torno de 38°C, enquanto na Região Metropolitana de Porto Alegre os termômetros podem marcar 36°C.
Em Santa Catarina, a previsão é de máximas em torno de 30°C, mas no oeste e extremo sul do Estado, as máximas podem alcançar 33°C e 34°C. No Paraná, condições semelhantes são esperadas, com temperaturas mais altas no oeste, sudoeste e noroeste, chegando a 33°C e 36°C.
Nesta terça-feira, 25, a massa de ar quente deve intensificar, o que eleva as temperaturas em até 3°C. No Rio Grande do Sul, as temperaturas podem ultrapassar 40°C nas regiões de fronteira das Missões, do oeste e da Campanha.
Na região central até Porto Alegre, as máximas podem variar entre 39°C e 41°C. Em Santa Catarina e no Paraná, o aumento será mais modesto, em cerca de 1°C, mas suficiente para manter o desconforto térmico, com temperaturas que chegam a 35°C e 36°C no oeste e sul catarinenses e em todo o oeste paranaense.
A quarta-feira 26 promete mais um dia de muito calor na Região Sul, embora as temperaturas não devam subir mais, ao se manterem próximas ou até 1 a 2°C abaixo do dia anterior. A ação ocorre por causa do enfraquecimento do transporte de ar quente do centro-norte do Brasil.
A semana deve terminar com uma diminuição do calor, ainda presente, em toda a Região Sul e no Brasil, por causa do aumento da possibilidade de chuvas, que tende a reduzir a intensidade do calor e trazer mais nebulosidade, amenizando as temperaturas no momento das precipitações.
Previsão para março

No começo de março, o padrão mais seco e de chuvas irregulares deve persistir em grande parte do Brasil. Os sistemas de chuvas continuarão a enfrentar dificuldade para avançar pelo país e devem ficar concentrados entre o Uruguai, a Argentina e as regiões de fronteira do Rio Grande do Sul.
Assim, o Brasil central permanecerá aquecido, com o ar quente sendo transportado para o Centro-Sul e leste do país, o que resulta em temperaturas até 6°C acima da média no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Nesta semana, as máximas podem chegar a 37°C e 39°C na região central gaúcha, Porto Alegre, oeste e noroeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, norte de Minas Gerais, interior do Nordeste e entre o nordeste de Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso.
No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as temperaturas elevadas devem marcar o começo da semana, com máximas de 34°C na capital paulista, 36°C no Rio de Janeiro e 33°C em Vitória.
O post Brasil se prepara para nova onda de calor com temperaturas acima de 40°C apareceu primeiro em Revista Oeste.