Oscar 2025 não terá apresentação das canções indicadas ao prêmio

Depois de muito analisar a questão, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas chegou a uma decisão inédita: a edição 2025 da premiação não irá apresentar, ao vivo, os tradicionais números musicais das canções indicadas ao prêmio. No lugar disso, a cerimônia do Oscar fará uma homenagem especial aos compositores através das décadas. Trata-se de uma das medidas mais drásticas já tomadas pela Academia, mas há uma justificativa bastante aceitável — que por motivos óbvios não é dita com todas as letras (ou palavras mais certas).

Este deve ser o ano com a pior safra de indicações a melhor canção na história. São elas: El Mal, de Emilia Pérez, composta por Clément Ducol, Camille e Jacques Audiard; Mi Camino, também de Emilia Pérez, composta por Clément Ducol e Camille; The Journey, do filme Batalhão 6888, composta por Diane Warren; Like a Bird, do filme Sing Sing, composta por Abraham Alexander e Adrian Quesada; e Never Too Late, do documentário Elton John: Never Too Late, composta por Elton John, Brandi Carlile, Andrew Watt e Bernie Taupin.

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

O cancelamento das apresentações das canções indicadas gerou enorme controvérsia entre compositores e fãs, mas a Academia argumentou que as homenagens planejadas estarão à altura do reconhecimento e da importância dessas obras na indústria cinematográfica. Nesta segunda-feira, 24, a Academia revelou que pelo menos três momentos musicais estão programados para a cerimônia do Oscar: Ariana Grande, Cynthia Erivo, LISA (do Blackpink), Doja Cat, RAYE e Queen Latifah irão se revezar nas apresentações, que ainda contarão com a participação do Los Angeles Master Chorale.

Há algumas semanas, circulava em Hollywood o rumor de que Ariana Grande e Cynthia Erivo fariam a abertura do show com um medley de Wicked, musical em que ambas fazem parte do elenco, ainda que nenhuma canção do filme tenha sido indicada na categoria. Há também grande expectativa (ou somente uma fantasia) de que Erivo, indicada a Melhor Atriz, apareça voando sob o palco do Oscar para cantar Defying Gravity. A atriz e rapper Queen Latifah, que foi mestre de cerimônias do momento In Memoriam em 2009, cantando I’ll Be Seeing You, poderá voltar a assumir esse posto e também se apresentar na homenagem aos compositores.

Musicais: mais a cara do Grammy do que do Oscar

Ariana Grande e Cynthia Erivo
Ariana Grande e Cynthia Erivo devem fazer a abertura do show com um medley de “Wicked” Foto: Divulgação/Universal Pictures

Para aqueles que não gostaram da decisão da Academia, o que mais surpreendeu foram as escalações de LISA, Doja Cat e RAYE para fazer números musicais. Muitos compositores consideraram que essas artistas, apesar de muito talentosas, têm mais a cara do Grammy do que do Oscar. As três cantoras lançaram recentemente a canção Born Again, que alcançou mais de 68 milhões de reproduções no Spotify em menos de três semanas. Doja Cat já foi premiada com um Grammy e teve várias faixas apresentadas em lançamentos teatrais, incluindo “Boss Bitch” de “Aves de Rapina”. Já RAYE, que começa a se destacar no mercado norte-americano, foi o grande destaque do BRIT Awards do ano passado, quando conquistou seis troféus. Como parte do Blackpink, LISA faz parte de um dos grupos femininos mais populares da história.

Apresentado por Conan O’Brien, o Oscar 2025 contará com vários vencedores e indicados que retornam à festa como apresentadores. Entre os nomes já confirmados estão Halle Berry, Penélope Cruz, Robert Downey Jr., Whoopi Goldberg, Scarlett Johansson, John Lithgow, Cillian Murphy, Amy Poehler, Da’Vine Joy Randolph, Emma Stone, Sterling K. Brown, Willem Dafoe, Ana de Armas, Lily-Rose Depp, Goldie Hawn e Oprah Winfrey. Outros apresentadores são Elle Fanning, Bowen Yang, June Squibb, Joe Alwyn, Connie Nelsen, Selena Gomez e Ben Stiller. A festa da premiação acontece no próximo 2 de março, direto do Dolby Theatre, em Los Angeles. No Brasil, o evento terá transmissão ao vivo pela TNT (TV fechada) e pela plataforma de streaming Max, a partir das 20h.

O post Oscar 2025 não terá apresentação das canções indicadas ao prêmio apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.