O ex-presidente Jair Bolsonaro está em alta entre os eleitores de São Paulo. De acordo com pesquisa do Paraná Pesquisas, se a disputa presidencial fosse hoje, ele venceria — ao menos do Estado paulista — o atual chefe do Executivo federal, Luiz Inácio Lula da Silva, com mais de 14 pontos porcentuais de vantagem.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Conforme o levantamento divulgado nesta quarta-feira, 26, Bolsonaro detém 40,8% das intenções de votos em São Paulo. Enquanto isso, Lula conta com 26,6%. O ex-presidente integra o Partido Liberal (PL), do qual é o presidente de honra. O atual presidente da República é filiado do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual foi um dos fundadores.
O cenário que o instituto apresentou conta com outros cinco nomes que, por ora, são cotados como postulantes ao comando do Palácio do Planalto para o pleito o próximo ano:
- Ciro Gomes (PDT) — 10,6%;
- Gusttavo Lima (sem partido) — 6,5%;
- Eduardo Leite (PSDB) — 2,5%;
- Ronaldo Caiado (União Brasil) — 2,2%; e
- Helder Barbalho (MDB) — 0,5%.
No cenário em que Bolsonaro vence Lula, 7% dos entrevistados compõem o grupo de nenhum/branco/nulo. Já 3,2% não souberam responder ou não quiseram colaborar com a pesquisa.
Contra Lula, instituto testa nomes além de Bolsonaro

Para o levantamento que mapeou as intenções de voto para as eleições de 2026 no Estado de São Paulo, o instituto Paraná Pesquisas testou outros três nomes, além de Bolsonaro para concorrer diretamente contra Lula. Assim, realizou-se simulações com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o governador paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
Conforme as projeções, somente Ratinho Júnior teria menos votos do que Lula entre os eleitores de São Paulo, maior colégio eleitoral, com quase 35 milhões de eleitores. Michelle e Tarcísio superariam o petista.
— Cenário 2
- Michelle Bolsonaro — 31,3%;
- Lula — 27,1%;
- Ciro Gomes — 12,7%;
- Gusttavo Lima — 9,2%;
- Ronaldo Caiado — 3,9%;
- Eduardo Leite — 2,9%; e
- Helder Barbalho — 0,5%.
Nenhum/branco/nulo: 8,3%. Não sabe/não opinou: 4,1%.
— Cenário 3
- Tarcísio de Freitas — 30,2%;
- Lula — 26,7%;
- Ciro Gomes — 12,7%;
- Gusttavo Lima — 11,7%;
- Ronaldo Caiado — 2,8%;
- Eduardo Leite — 2,6%; e
- Helder Barbalho — 0,5%.
Nenhum/branco/nulo: 8,5%. Não sabe/não opinou: 4,6%.
— Cenário 4
- Lula — 27,1%;
- Ratinho Júnior — 15,8%;
- Ciro Gomes — 14,9%;
- Gusttavo Lima — 14,2%;
- Ronaldo Caiado — 4,7%;
- Eduardo Leite — 3,3%; e
- Helder Barbalho — 0,7%.
Nenhum/branco/nulo: 8,5%. Não sabe/não opinou: 4,6%.
Dados estatísticos do levantamento

A fim de saber como pensa o eleitorado paulista, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 1,6 mil pessoas, em 86 municípios de São Paulo. O trabalho de campo nesse sentido ocorreu de 20 a 23 de fevereiro.
De acordo com o instituto, a margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Assim, alega-se que o grau de confiança do material é de 95%.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste
O post Em SP, Bolsonaro venceria Lula por 40% a 26% apareceu primeiro em Revista Oeste.