O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a União Europeia e ameaçou impor tarifas de 25% sobre as importações do bloco. Segundo ele, a UE “foi criada para prejudicar os EUA”.
As declarações foram feitas durante a primeira reunião de gabinete do segundo mandato de Trump nesta quarta-feira, 26. “Tomamos uma decisão e anunciaremos muito em breve”, disse o presidente quando perguntado sobre seus planos para as tarifas à UE.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Será de 25%, de modo geral, e isso se aplicará a carros e a todos os outros produtos”, disse o presidente. Os comentários de Trump elevam o risco de uma guerra comercial entre EUA e Europa, o que poderia impactar ambas as economias e afetar as relações diplomáticas entre elas.
A investida de Trump contra a UE ocorre apenas dois dias depois de sua reunião com Emmanuel Macron, presidente da França, na Casa Branca. A pauta do encontro incluía discussões sobre comércio internacional e negociações pela paz na Ucrânia.
“Eles realmente se aproveitaram de nós de uma maneira diferente”, disse Trump, que não detalhou as tarifas que pretende implementar. “Eles não aceitam nossos carros, eles não aceitam essencialmente nossos produtos agrícolas, eles usam todos os tipos de razões para não aceitar.”
“Vamos ser honestos, a União Europeia foi criada para prejudicar os Estados Unidos, esse é o propósito dela e eles fizeram um bom trabalho nisso”, acusou.
Desde que reassumiu a Presidência, Trump impôs uma tarifa adicional de 10% sobre todas as importações da China, sob a alegação de que o país asiático falhou em conter — e até mesmo contribui para — o tráfico de fentanil.
Trump também se prepara para implementar tarifas de 25% sobre Canadá e México. Segundo o presidente norte-americano, as taxas contra os países vizinhos entrarão em vigor a partir do dia 2 de abril.
🇺🇸 Presidente Donald Trump anuncia taxação de 25% a produtos da União Europeia pic.twitter.com/OMImtw9BcL
— Metrópoles (@Metropoles) February 26, 2025
Madeira e produtos florestais devem enfrentar tarifas de Trump
Em conversa com jornalistas nesta semana, Trump revelou a inclusão de madeira e produtos florestais na lista de itens que enfrentarão taxas de importação. Segundo ele, a porcentagem prevista é de 25%.
Essas tarifas se somam às já planejadas para carros importados, semicondutores, chips e produtos farmacêuticos. A ideia de Trump é dar tempo para que os produtores instalem suas fábricas nos EUA, a fim de que evitem as tarifas.
Leia também: “A América sempre reage”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 242 da Revista Oeste
O post Trump ameaça tarifar importações da União Europeia em 25% apareceu primeiro em Revista Oeste.