O dono do jornal norte-americano Washington Post, Jeff Bezos, informou aos funcionários uma mudança na linha editorial. A seção de opiniões do jornal agora será focada na defesa de dois pilares: “liberdades pessoais e mercados livres”, disse ele em nota à equipe na última quarta-feira, 26.
“Nós também vamos cobrir outros assuntos, é claro, mas pontos de vista contrários a esses pilares serão deixados para serem publicados por outros [jornais]”, diz a nota de Bezos, que foi enviada para os funcionários por e-mail e divulgada, por ele mesmo, no X.
+ Leia mais notícias da Imprensa em Oeste
I shared this note with the Washington Post team this morning:
I’m writing to let you know about a change coming to our opinion pages.
We are going to be writing every day in support and defense of two pillars: personal liberties and free markets. We’ll cover other topics too…
— Jeff Bezos (@JeffBezos) February 26, 2025
“Eu sou da América e pela América, e tenho orgulho disso”, afirma o bilionário. “Nosso país não chegou até aqui sendo típico.” Grande parte do sucesso dos EUA deve-se à liberdade na economia e em todas as outras esferas, completou. “A liberdade é ética — minimiza a coerção — e prática — direciona à criatividade, invenções e prosperidade.”
Além disso, de acordo com Bezos, o Post não precisa mais oferecer uma seção de opinões abrangente por causa da diversidade de pontos de vista disponíveis online.
“Houve um tempo em que um jornal, especialmente um que tivesse monopólio local, poderia ter visto como um serviço trazer à porta do leitor todas as manhãs uma seção de opiniões abrangente que buscasse cobrir todas as visões”, escreveu Bezos. “Hoje, a internet faz esse trabalho.”

O editor e CEO do Post, William Lewis, disse aos funcionários, em um e-mail na quarta-feira, que a mudança não se trata de “tomar partido de qualquer partido político”. Segundo ele, “trata-se de sermos cristalinos sobre o que defendemos como jornal”.
Editor do Washington Post renuncia depois do anúncio de Bezos
Diante da novidade, o editor de opinião do Post, David Shipley, renunciou. “Eu ofereci a David Shipley, a quem admiro grandemente, a oportunidade de liderar este novo capítulo”, informou Bezos. De acordo com a nota do bilionário, Shipley inicialmente teria aceitado a proposta, mas depois declinou.
Jeff Bezos afirmou respeitar a decisão de Shipley, pois a mudança na linha editorial do Post, é significativa e não será fácil. “Estaremos à procura de um novo editor de opinião para liderar nessa nova direção.”
O post ‘Liberdades pessoais e mercados livres’: os novos pilares de Jeff Bezos para o Washington Post apareceu primeiro em Revista Oeste.