O Globo: deficiências do governo Lula são traduzidas por sua reprovação

A reprovação de mais de 60% do governo de Luiz Inácio Lula da Silva nos três maiores colégios eleitorais do país, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, traduz as deficiência da gestão. Essa é a conclusão do jornal O Globo, que expôs sua opinião em editorial, publicado nesta quinta-feira, 27.

Como informado por Oeste, análises da Quaest e do Paraná Pesquisas mostraram que a população está insatisfeita com a gestão petista.

Em oito estados brasileiros, violência e saúde são as maiores preocupações. O primeiro tema é o maior problema na opinião dos cidadãos de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Já o segundo é o que mais aflige pessoas de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Goiás.

+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste

Para O Globo, a conclusão das pesquisas trata-se de um recado para Lula. “Em ambos os temas, o governo federal não tem conseguido dar respostas minimamente satisfatórias à angústia dos brasileiros”, opinou.

Segurança Pública no governo Lula

Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Divulgação/Jamile Ferraris/MJSP

O jornal O Globo começa a citação sobre o tema da segurança pública com a afirmação de que a situação saiu do controle por toda parte do território brasileiro. Organizações criminosas, como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), reinam: cobram taxas de moradores, têm leis marciais e impedem a livre fiscalização do Estado.

As disputas sangrentas e crimes mais brandos levam medo ao cidadão, que vive em meio a assassinatos, furtos e roubos. O fato de os Estados não conseguirem combater as organizações criminosas sozinhos faz com que se afete a percepção pública sobre o governo federal.

Leia mais: “Em defesa do crime”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 256 da Revista Oeste

“É verdade que o Ministério da Justiça elaborou uma Proposta de Emenda à Constituição sensata para a área de segurança, prevendo maior participação federal e melhor integração entre as forças da lei”, diz o jornal, que conclui: “mas lá se vão dois anos de mandato, e até agora tudo o que existe é uma proposta que enfrenta dificuldades para avançar.”

Saúde

lula, nísia e padilha
Na foto, Lula, Nísia Trindade e Alexandre Padilha | Foto: Divulgação/Redes sociais

O Globo considera a gestão da Saúde “deficiente”, e o recibo para a conclusão foi a demissão da, agora, ex-ministra Nísia Trindade. O jornal lembra que os petistas usaram a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro na Saúde como alvo principal. Entretanto, empilham erros à frente do governo.

“O governo Lula assumiu vacilo na logística de vacinação, comprou produtos desatualizados, jogou no lixo frascos com validade expirada, hesitou diante da crise dos hospitais federais do Rio e fracassou diante da maior epidemia de dengue já registrada, responsável por 6,6 milhões de casos e 6.230 mortes no ano passado”, escreveu o jornal.

Leia também: “Dengue nas quatro estações”, reportagem de Myllena Valença e Rachel Díaz publicada na Edição 251 da Revista Oeste

Diante de todos esses problemas, e de outros, “o cidadão que pena nas filas do SUS para conseguir consulta, exame ou cirurgia, que enfrenta a alta dos preços na feira e no supermercado ou que é obrigado a entregar o celular ao ladrão, muitas vezes sob a mira de uma arma, já se cansou”.

O post O Globo: deficiências do governo Lula são traduzidas por sua reprovação apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.