Carnaval deve ser de calor intenso em todo o Estado de SP, diz Defesa Civil

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para altas temperaturas em todas as regiões do Estado durante o feriado de Carnaval. Na capital, a temperatura pode chegar aos 33°C. A previsão para o calor intenso vale a partir desta sexta-feira, 28, e se estende até a próxima quarta-feira, 5.

O destaque fica para as regiões de Presidente Prudente (SP) e Marília (SP), com termômetros que podem chegar na casa dos 37°C.

Já para as regiões de Bauru (SP), Araraquara (SP), São José do Rio Preto (SP), Araçatuba (SP), Sorocaba (SP) e Campinas (SP), as temperaturas podem atingir 35°C. No Vale do Ribeira e nas regiões de Registro (SP), Barretos (SP), Franca (SP) e Ribeirão Preto (SP), as máximas podem alcançar os 34°C.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Na região metropolitana e Vale do Paraíba, os registros devem ser de 33°C. No litoral norte, a previsão é de 32°C. Já na Baixada Santista, os termômetros podem marcar 31°C e na Serra da Mantiqueira, 27°C.

Defesa Civil: temperaturas superam a média no Carnaval

Onda de calor precede frente fria
Pedestres enfrentam forte calor na região central de São Paulo | Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, em pelo menos um dos dias, a capital terá temperaturas de 3°C a 4°C acima da média climatológica. Bauru (SP) e Campinas (SP), de 4°C a 5°C. Já Ribeirão Preto, 3°C; São José dos Campos, 2°C; e Santos, 1°C acima da média.

Mesmo com um cenário de muito calor e sensação de abafo durante todo o Carnaval, a Defesa Civil não descarta a possibilidade de pancadas de chuva isoladas. Elas podem vir acompanhadas de queda de raios, granizo e rajadas de vento.

Leia também: “O petróleo é coisa nossa”, reportagem de Artur Piva publicada na Edição 257 da Revista Oeste

Com as altas temperaturas, o órgão reforça a importância de manter a hidratação. É importante beber bastante água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. O cidadão também deve evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, sempre que possível.

O uso de protetor solar, roupas leves, chapéus e óculos escuros ajuda a reduzir os impactos do calor. Além disso, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas devem receber atenção especial, pois são mais vulneráveis a problemas decorrentes de temperaturas altas.

Durante períodos de calor intenso, os animais de estimação também sofrem. Eles precisam de cuidados especiais para evitar problemas como desidratação, queimaduras e superaquecimento.

Para garantir o bem-estar dos pets, é fundamental mantê-los sempre hidratados, com água fresca. Passeios devem ocorrer apenas nos horários de menos incidência solar, como no início da manhã ou à noite. Deve-se evitar, ainda, o contato direto das patas com o asfalto quente, que pode causar queimaduras.

O post Carnaval deve ser de calor intenso em todo o Estado de SP, diz Defesa Civil apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.