O número de brasileiros impedidos de ingressar em Portugal cresceu 721% em 2024, em comparação com 2023. Os dados fazem parte do Relatório Anual de Segurança Interna (Rasi) que o país europeu divulgou nesta terça-feira, 1º. Em 2023, 179 brasileiros foram impedidos de entrar no território português. Em 2024, esse número subiu para 1.470. Os números estão disponíveis no site República Portuguesa.
O balanço geral mostra que 1.728 estrangeiros não puderam ingressar nas fronteiras de Portugal em 2024. Desse total, 1.727 restrições ocorreram em aeroportos. Entre as pessoas retidas, 85% delas eram de nacionalidade brasileira. Em 2023, o cenário era outro, com 373 pessoas barradas, sendo 48% brasileiros.
Portugal reprova 352 vistos de entrada
O levantamento estatístico indica que a negativa de acesso associa-se principalmente à falta de justificativa. Essa razão, aliás, consta na ficha de 768 brasileiros que, conforme o relatório, não foram capazes de explicar às autoridades migratórias o seu propósito ao tentar entrar no país ibérico.
O segundo fator de reprovação mais frequente foram as irregularidades nos vistos de entrada. Neste caso, o documento apresentava sobretudo dois tipos de inconsistência. Ou estava vencido ou a requisição se deu em formato não compatível com as regras. Essa inconformidade gerou 352 casos de retenção. Outros 350 brasileiros não conseguiram o acesso por motivos diversos.
Assim como a restrição, a fiscalização geral nas fronteiras de Portugal também cresceu. O relatório informa que o serviço de migração do país fiscalizou 24,6 milhões de passageiros no ano passado, ou seja, 7,9% mais que o número de 2023.
No ranking de países que o brasileiro mais visita, Portugal aparece em terceiro lugar, conforme registros do Ministério do Turismo. O destino com maior preferência de quem parte do Brasil são os Estados Unidos. Em segundo lugar aparece a Argentina.
Leia mais notícias de Brasil na Oeste
O post Volume de brasileiros impedidos de entrar em Portugal aumenta 721% apareceu primeiro em Revista Oeste.