Tarifas de Trump: fornecedora pode interromper negócios com Boeing e Airbus

A Howmet Aerospace, fornecedora de peças para aviões, pode interromper o fornecimento para a Boeing e a Airbus se as tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impactarem suas operações.

A informação consta em uma carta enviada pela empresa aos seus clientes, à qual a Reuters teve acesso.

Sediada em Pittsburgh, a Howmet declarou um evento de força maior, uma medida legal que permite renegociar ou evitar obrigações contratuais em circunstâncias extraordinárias e imprevisíveis.

“A Howmet será dispensada de fornecer quaisquer produtos ou serviços que sejam afetados por esta emergência nacional declarada e/ou pela ordem executiva tarifária”, diz o comunicado.

Negociações e impactos financeiros das tarifas de Trump

Embora essa declaração não garanta uma interrupção imediata nas remessas, ela permite à Howmet alegar impossibilidade de cumprir contratos caso as tarifas a afetem significativamente.

A empresa expressou disposição para negociar com os clientes, explorando opções para aliviar o impacto financeiro dessas tarifas.

A indústria aeroespacial, avaliada em cerca de US$ 150 bilhões, já enfrenta dificuldades devido às tarifas dos EUA sobre a importação de materiais essenciais como alumínio e aço.

A introdução de novas tarifas intensificou preocupações sobre potenciais aumentos nos custos de produção.

Preocupações do setor e resposta das empresas

Um Boeing 737 MAX, no Farnborough International Airshow, em Farnborough, Grã-Bretanha - 20/7/2022 | Foto: Peter Cziborra/Reuters
Um Boeing 737 MAX, no Farnborough International Airshow, em Farnborough, Grã-Bretanha – 20/7/2022 | Foto: Peter Cziborra/Reuters

Boeing e Airbus não comentaram sobre o caso. Segundo fontes do setor, a carta da Howmet foi amplamente compartilhada entre empresas aeroespaciais, mostrando uma crescente preocupação com o impacto das tarifas. Apesar disso, não há risco imediato para a indústria no curto prazo.

Especialistas dizem que a decisão da Howmet de declarar força maior é rara e importante, podendo influenciar outras empresas a fazer o mesmo. Essa medida só será válida se as tarifas forem realmente imprevisíveis e causarem impacto direto.

Normalmente, empresas do setor evitam esse tipo de ação, mas o cenário atual é atípico. A iniciativa da Howmet é uma das primeiras reações desde que Trump anunciou as tarifas, e pode afetar toda a cadeia de fornecimento, à medida que as empresas tentam repassar os custos extras.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

O post Tarifas de Trump: fornecedora pode interromper negócios com Boeing e Airbus apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.