Chuvas intensas e volumosas atingem o Brasil nesta terça-feira

A semana começou com a formação de um sistema de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, que se manteve até esta segunda-feira, 7. Apesar de ser de fraca intensidade, o sistema traz chuvas intensas e volumosas, o que afeta o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, segundo o site Meteored.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas meteorológicos de níveis amarelo e laranja para 21 Estados, o que indica a necessidade de atenção redobrada por causa do risco de chuvas intensas.

INMET emite alertas amarelo e laranja para 21 estados brasileiros.
Inmet emite alertas amarelo e laranja para 21 Estados brasileiros | Foto: Reprodução/Inmet

O sul de Mato Grosso do Sul, o oeste do Paraná, a maior parte de Santa Catarina, exceto o leste, e o Rio Grande do Sul estão sob maior risco de precipitações significativas.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Além do sistema de baixa pressão, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia as condições climáticas e transporta umidade do Oceano Atlântico para o interior das regiões Norte e Nordeste. Isso intensifica as chuvas, especialmente no litoral norte do Nordeste e no interior da Região Norte, além de aumentar o risco de inundações e deslizamentos.

A previsão esta terça-feira, 8, indica chuvas espalhadas por várias áreas do Rio Grande do Sul, além das regiões sul e litorânea de Santa Catarina. O oeste do Paraná e Mato Grosso do Sul também devem ser afetados.

Chuvas volumosas em todo o país



A baixa pressão organiza um canal de umidade que se estende da Região Norte até o Sul, mantendo condições favoráveis para chuvas volumosas. As temperaturas tendem a ser mais amenas em comparação com as semanas anteriores.

No decorrer do dia, o corredor de umidade estará mais bem definido, o que sustenta a formação de nuvens de chuva no norte e extremo sul do Rio Grande do Sul, além de partes específicas de Santa Catarina e do Paraná.

Áreas próximas a cidades como Rio Grande (RS), Vacaria (RS), Chapecó (SC) e General Carneiro (PR) têm maior probabilidade de enfrentar chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas.

Em outras áreas, as precipitações devem variar de intensidade, com menor potencial de causar transtornos significativos. Para o Sudeste, a previsão é de aumento nas chuvas a partir desta terça-feira. Com o canal de umidade mais estabilizado, as precipitações devem se intensificar em diversas regiões.

Os moradores de Estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro devem ficar atentos, pois o solo já está saturado em algumas áreas, o que aumenta o risco de enchentes e deslizamentos.

O post Chuvas intensas e volumosas atingem o Brasil nesta terça-feira apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.