O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, espera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcar em Honduras para oficializar sua demissão do governo.
Juscelino Filho decidiu se demitir do governo quando Lula já havia embarcado para Tegucigalpa, em Honduras. Com isso, o parlamentar licenciado do União Brasil optou por esperar o petista chegar ao seu destino — por volta das 22h, horário de Brasília — para informar sua saída do alto escalão.
Lula viajou para o país da América Central para participar, na quarta-feira 9, da IX Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC).
A decisão de Juscelino Filho
Juscelino Filho decidiu por se demitir depois de ter sido denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de corrupção passiva e outros crimes relacionados ao desvio de emendas.
Para evitar possíveis constrangimentos com Lula, o político optou pela demissão. No ano passado, o petista afirmou que afastaria o maranhense caso ele fosse denunciado pela PGR.
Com a saída do governo, Juscelino Filho deve retornar para o seu mandato como deputado federal. Ele havia se licenciado do cargo para assumir o Ministério das Comunicações em 2023.
As investigações
O ministro de Lula tornou-se alvo da Polícia Federal (PF) em um inquérito que investiga desvio de emendas parlamentares para pavimentar ruas da cidade de Vitorino Freire (MA). Os crimes imputados são corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
À época, o município era governado por Luanna Resende, irmã do maranhense. As obras teriam sido bancadas por emendas indicadas quando Juscelino era deputado federal.
O post Juscelino Filho espera Lula pousar em Honduras para oficializar demissão apareceu primeiro em Revista Oeste.