Veja as 10 praias mais fotografadas do Brasil no Google Maps

Para comemorar seus 20 anos de existência, o Google Maps revelou um levantamento exclusivo com os destinos turísticos mais registrados por fotos e avaliações na plataforma entre 2010 e janeiro de 2025. Entre museus, parques e atrações icônicas, as praias brasileiras ganharam destaque absoluto, reunindo cenários paradisíacos e alta participação dos usuários.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

A maioria das praias litadas pela plataforma está entre as mais bem avaliadas — com exceção de Maragogi (AL) e Ponta das Canas (SC), substituídas nesse ranking por Leme (RJ) e Praia dos Artistas (RN). O levantamento foi obtido pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Confira as praias brasileiras mais conquistaram os cliques dos visitantes

Do Sul ao Norte do Brasil, as praias mais fotografadas no Google Maps refletem a diversidade e beleza do nosso litoral. Há desde faixas de areia badaladas com estrutura completa até recantos tranquilos com acesso por trilhas ou barcos.

Santa Catarina lidera o ranking com quatro praias entre as mais clicadas, seguida por destinos famosos no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Alagoas e Pará. A seleção reúne pontos que encantam tanto pelas paisagens naturais quanto pelas experiências culturais, esportivas e gastronômicas.

Praia das Laranjeiras – Balneário Camboriú (SC)

Praia das Laranjeiras – Balneário Camboriú (SC)
Praia das Laranjeiras, localizada em Balneário Camboriú (SC) | Foto: Wikimedia Commons

Pequena no tamanho, gigante em popularidade. Com apenas 750 metros de extensão, a Praia das Laranjeiras lidera o ranking como a mais clicada e avaliada do país. Parte da fama vem do acesso inusitado: é possível chegar nela de teleférico, descendo na estação do Parque Unipraias. São mais de 41 mil avaliações no Google Maps, com média altíssima de 4,7. Turistas destacam a tranquilidade das águas e o tom vibrante do mar. As críticas, em sua maioria, são sobre o espaço reduzido da faixa de areia.

Praia da Guarda do Embaú – Palhoça (SC)

Praia da Guarda do Embaú – Palhoça (SC)
A Praia da Guarda do Embaú é a segunda indicação em Santa Catarina | Foto: Divulgação/Prefeitura de Paulo Lopes

Distante 46 km da capital Florianópolis, o pequeno vilarejo é um paraíso entre o mar e o Rio da Madre, que precisa ser cruzado para alcançar a praia. O local atrai surfistas e amantes da natureza. Mas atenção: entre abril e julho, durante o período de pesca da tainha, esportes aquáticos — inclusive o surfe — são proibidos.

Praia Martim de Sá – Caraguatatuba (SP)

Praia Martim de Sá – Caraguatatuba (SP)
O destino fica em São Paulo | Foto: Divulgação/Prefeitura de Caraguatatuba

Badalada e vibrante, a Martim de Sá é ponto certo para quem busca praia com estrutura comercial, bares animados e ondas fortes, especialmente no Canto Bravo. Está entre as mais bem avaliadas do Brasil, com nota 4,5/5 baseada em mais de 27 mil avaliações.

Praia do Forte – Cabo Frio (RJ)

Praia do Forte – Cabo Frio (RJ)
Entre todas as praias da Região dos Lagos, no Rio, a Praia do Forte é um dos destinos mais procurados | Foto: Wikimedia Commons

Com uma extensa orla de 7,5 km, é a mais icônica de Cabo Frio. No canto esquerdo, o histórico Forte São Matheus marca presença. De um lado, águas calmas e quentes; do outro, espaço para esportes náuticos. A praia agrada tanto quem quer descanso quanto quem busca adrenalina.

Orla Brigitte Bardot – Armação dos Búzios (RJ)

Orla Brigitte Bardot – Armação dos Búzios (RJ)
O destino também fica na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro | Foto: Wikimedia Commons

Um passeio charmoso à beira-mar em Búzios leva o nome da atriz francesa Brigitte Bardot, que ajudou a revelar o destino ao mundo. A orla, junto à famosa Rua das Pedras, concentra bares, lojas e gastronomia refinada, fazendo do local um verdadeiro cartão-postal.

Praia Ponta das Canas – Florianópolis (SC)

Praia Ponta das Canas – Florianópolis (SC)
O 6° destino da lista também fica em Santa Catarina | Foto: Wikimedia Commons

Com mar calmo e areia branca, essa praia ao norte da Ilha de Santa Catarina é ideal para atividades leves como stand-up paddle e caiaque. Não há separação natural entre ela e a vizinha Praia da Cachoeira do Bom Jesus, o que permite longas caminhadas à beira-mar.

Praia de Coroa Vermelha – Santa Cruz Cabrália (BA)

Praia de Coroa Vermelha – Santa Cruz Cabrália (BA)
Este é o único destino localizado na Bahia | Foto: Wikimedia Commons

Além da beleza dos recifes alaranjados que batizam o local, Coroa Vermelha tem forte apelo histórico: foi ali que, em 1500, aconteceu a primeira missa celebrada no Brasil. Fica a 16 km de Porto Seguro, sendo muito procurada para passeios de buggy e mergulho.

Praia Barra da Lagoa – Florianópolis (SC)

Praia Barra da Lagoa – Florianópolis (SC)
Quatro dos 10 destinos estão localizados em Santa Catarina | Foto: Wikimedia Commons

Maior núcleo pesqueiro da Ilha de Santa Catarina, a Barra da Lagoa recebe cerca de 50 embarcações em alta temporada. São 650 metros de orla, com águas cristalinas e tranquilas. O bairro abriga também o Projeto Tamar, que oferece visitas educativas sobre tartarugas marinhas.

Pontal do Maragogi – Maragogi (AL)

Pontal do Maragogi – Maragogi (AL)
O Pontal do Maragogi é o segundo destino localizado no Nordeste brasileiro | Foto: Wikimedia Commons

Apelidada de “Caribe brasileiro”, essa faixa do litoral alagoano encanta pelos tons que variam entre verde-esmeralda e azul turquesa. Os passeios às piscinas naturais são imperdíveis e revelam a beleza dos corais em meio a águas transparentes.

Praia do Atalaia – Salinópolis (PA)

Praia do Atalaia – Salinópolis (PA)
Este é o único destino no Norte do país | Foto: Prefeitura de Salinópolis (PA)

No Pará, a Praia do Atalaia é destaque pelo mar de águas quentes e pela experiência única: é possível dirigir pela faixa de areia, dependendo da maré. É também área de desova de tartarugas — por isso, o tráfego é restrito em determinados períodos. O entorno oferece ainda paisagens como as Dunas do Atalaia e a Lagoa da Coca-Cola, famosa pela água escura e pura.

O post Veja as 10 praias mais fotografadas do Brasil no Google Maps apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.