A Prefeitura de Pouso Alegre (MG) orientou escolas públicas a evitarem referências cristãs nas atividades de Páscoa. O conteúdo de um informativo, enviado pela Secretaria de Educação na terça-feira 15, gerou forte reação de pais e políticos do município.
Depois da repercussão negativa, o prefeito da cidade, Coronel Dimas (Republicanos), e o vice, Igor Tavares (PSD), afirmaram que a medida não foi revisada e não representa a posição oficial da gestão.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito classificou o texto como um “erro” e disse que a iniciativa partiu do departamento pedagógico da Secretaria de Educação.
“Nunca foi e jamais será proibido mencionar o nome de Jesus Cristo nas escolas”, disse o vice-prefeito no vídeo. “Pelo contrário, o ensino laico defende que devemos incluir todas as religiões nas nossas disciplinas escolares, inclusive a nossa.”
Leia a reportagem “Há 1,7 mil anos, o poder da conciliação”, na Edição 265 da Revista Oeste
Em nota, a Prefeitura de Pouso Alegre afirmou que as escolas trabalham “sempre os valores que Cristo nos ensinou, de amor, solidariedade e respeito ao próximo.”
Pouso Alegre: informativo pedia foco em ‘valores universais’
O Informativo 15/2015 recomendava que professores e diretores evitassem conteúdos como crucificação, ressurreição e celebrações litúrgicas. “Tais conteúdos pertencem ao âmbito da religiosidade particular e não devem compor o planejamento pedagógico de uma instituição pública de ensino”, dizia o documento.
As atividades da Páscoa, segundo o texto, deveriam priorizar valores universais como partilha, solidariedade, amizade, respeito e afeto. Também orientava as equipes pedagógicas a refletirem sobre o sentido das datas comemorativas no ambiente escolar.
Leia também: “Especialista explica a crescente hostilidade aos cristãos no Brasil”
Pais de alunos se manifestaram contra a orientação, lembrando que a Semana Santa está ligada ao Cristianismo. A prefeitura informou que o comunicado não proíbe manifestações religiosas, mas busca abordar valores amplos diante da diversidade de crenças entre os alunos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Em postagem nas redes sociais, a prefeitura disse que o informativo apenas replica uma diretriz federal sobre respeito à diversidade religiosa.
O post Depois de orientar escolas a não falar da fé cristã na Páscoa, Prefeitura de Pouso Alegre (MG) recua apareceu primeiro em Revista Oeste.