Rebeca Andrade é a primeira brasileira a conquistar o ‘Oscar do esporte’

A ginasta brasileira Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do Brasil, conquistou o Prêmio Laureus 2025 na categoria Retorno do Ano. A premiação ocorreu nesta segunda-feira, 21 de abril, em Madri, na Espanha, no Salão de Cristal do Palácio de Cibeles.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Rebeca se tornou a primeira mulher brasileira a receber essa honraria. O Prêmio Laureus é considerado um dos mais importantes reconhecimentos do cenário esportivo internacional. A edição de 2025 marca 25 anos desde sua criação, em 2000.


A premiação é considerada uma espécie de Oscar do esporte. O objetivo é homenagear equipes e iniciativas que se destacaram ao longo do ano anterior.

Rebeca foi a única representante do país entre os finalistas nas oito categorias da premiação.

Para chegar a mais esta conquista, a ginasta superou concorrentes de peso, como os nadadores Ariarne Titmus e Caeleb Dressel, o jogador de críquete Rishabh Pant, a esquiadora Lara Gut-Behrami e o piloto Marc Márquez.

“Eu me sinto muito feliz e honrada em receber o Laureus”, afirmou a atleta, que conquistou seis medalhas olímpicas, nos Jogos de Tóquio 2020 e de Paris 2024. “Me sinto abençoada pela equipe e família que eu tenho, que acreditou em mim, em especial à minha psicóloga [Aline Wolff], pelo trabalho, companheirismo e o suporte que me deu durante as minhas lesões. Me sinto feliz por ser referência para as próximas gerações.”

Rebeca Andrade completará 26 anos de idade no próximo dia 8 de maio. Suas conquistas olímpicas englobam vários tipos de prova. Em Tóquio 2020, ela ficou com o ouro no salto e prata no individual geral. Em Paris 2024, ganhou quatro medalhas: ouro no solo, prata no individual geral e no salto, e bronze por equipes.

Durante sua trajetória, a ginasta passou por três cirurgias no joelho direito — em 2015, 2017 e 2019 — que poderiam ter encerrado sua carreira prematuramente.

Vencedores do Laureus 2025

Os premiados foram selecionados por um painel formado por 69 membros, entre campeões olímpicos, recordistas e ícones do esporte mundial. Confira todos os vencedores de 2025.

  • Atleta homem do ano: Armand Duplantis (salto com vara)
  • Atleta mulher do ano: Simone Biles (ginástica artística)
  • Equipe do ano: Real Madrid (futebol masculino)
  • Revelação do ano: Lamine Yamal (futebol)
  • Retorno do ano: Rebeca Andrade (ginástica artística)
  • Paratleta do ano: Jiang Yuyan (natação)
  • Esportes de ação: Tom Pidcock (ciclismo mountain bike)
  • Esporte pelo Bem: Kick4Life (Lesoto), projeto que promove igualdade de gênero e inclusão social por meio do futebol

Além dos prêmios principais, o tenista Rafael Nadal foi reconhecido como “Ícone do Esporte” e o surfista Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial, recebeu um tributo pelo conjunto de sua carreira.

Rebeca entra para o seleto grupo de brasileiros que receberam esta premiação. Daniel Dias venceu três vezes como melhor paratleta do ano (2009, 2013 e 2016). O skatista Bob Burnquist foi vencedor em 2002 como destaque nos esportes de ação.

Leia mais: “Os planos de Rebeca Andrade para a Olimpíada de Los Angeles 2028”

Em 2003, Ronaldo Nazário, artilheiro da Copa do Mundo de 2022, foi o primeiro brasileiro a vencer na categoria Retorno do Ano — mesma que consagrou Rebeca.

A seleção brasileira de futebol, na ocasião, também foi premiada como equipe do ano pela conquista daquele Mundial.

O post Rebeca Andrade é a primeira brasileira a conquistar o ‘Oscar do esporte’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.