Nesta terça-feira, 22, o Vaticano revelou o que foi dito durante as últimas horas de vida do papa Francisco, que morreu aos 88 anos na segunda-feira 21, em decorrência de um acidente vascular cerebral seguido de parada cardíaca.
Antes de sua morte, ele expressou gratidão ao seu enfermeiro, Massimiliano Strappetti. “Obrigado por me trazer até a praça”, disse o pontífice.
Essa demonstração de apreço ocorreu depois de um breve passeio no papamóvel, surpreendendo os fiéis na Praça de São Pedro no domingo de Páscoa.
Fue la última vuelta.
Ayer en la celebración de la Pascua después de la bendición Urbi et Orbi, el papa Francisco usó el papamóvil.
Sorprendió a todos porque el recorrido no estaba previsto por su convalecencia de la neumonía bilateral.
Más en https://t.co/BjdELZkpfR pic.twitter.com/qvUaRCOZWl
— Joaquín López-Dóriga (@lopezdoriga) April 21, 2025
Depois de se recuperar de uma pneumonia bilateral que o manteve hospitalizado por 38 dias, o Papa retomou suas atividades públicas em abril de 2025.
Durante o passeio no papamóvel, ele foi saudado por cerca de 35 mil fiéis, muitos dos quais gritavam “viva o papa”. Francisco, sentado em uma cadeira elevada, abençoou bebês trazidos por auxiliares.
Últimos momentos e falecimento do papa Francisco

Embora os médicos recomendassem um repouso de dois meses, o Papa decidiu trabalhar até seu último dia. O domingo anterior ao seu falecimento transcorreu normalmente, com um jantar tranquilo.
Na madrugada da segunda-feira 21, ele apresentou sinais de uma “doença súbita” às 5h30, horário local, e fez um gesto de despedida com a mão para Strappetti antes de entrar em coma, falecendo rapidamente, segundo o canal oficial do Vaticano.
+ Francisco: conheça os principais cotados para suceder ao pontífice
O Vaticano anunciou que o funeral do Papa Francisco ocorrerá no sábado, às 5h, na Basílica de São Pedro, presidido pelo cardeal Giovanni Battista.
Depois da cerimônia, o corpo será levado em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore para o sepultamento. A Missa Exequial, parte dos ritos fúnebres do pontífice, seguirá as diretrizes do livro “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”.
Preparativos para o funeral
Na quarta-feira, o caixão será trasladado da Capela de Santa Marta para a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto para homenagens do público. O cortejo passará pela Praça Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, até chegar à basílica pela porta central.
Nos próximos dias, a Igreja Católica realizará cerimônias em três etapas, desde a preparação do corpo até o enterro, permitindo que fiéis de todo o mundo se despeçam do pontífice. Essas cerimônias são parte fundamental das tradições católicas.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O post Vaticano relata as últimas horas do papa Francisco apareceu primeiro em Revista Oeste.