Logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, 23, o corpo do papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro, no Vaticano. A procissão saiu da residência de Santa Marta, onde ele morava. À frente, cardeais, bispos e sacerdotes conduziram o caixão até o altar da confissão, obra do escultor Gian Lorenzo Bernini.
Mais tarde, às 11h (6h em Brasília), os portões foram abertos ao público. Na Praça de São Pedro, onde o pontífice reuniu multidões ao longo de seu pontificado, formaram-se filas de fiéis. Muitos esperaram horas para se despedir. O papa faleceu na segunda-feira 21, aos 88 anos.
Durante o percurso solene, o Coro da Capela Sistina entoou salmos e antífonas retiradas do Antigo Testamento. Ao entrarem na basílica, os cantores iniciaram uma ladainha com nomes de santos, entre eles apóstolos, mártires e papas canonizados, como São João Paulo II e São Paulo VI.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A cerimônia contou com a condução do cardeal Kevin Farrell. Irlandês e atual camerlengo, ele responde temporariamente pelo governo do Vaticano até a eleição do novo líder da Igreja Católica. Também foi o responsável por comunicar oficialmente a morte de Francisco.
Em cumprimento a um pedido pessoal, o corpo não foi colocado em um esquife elevado. Francisco optou por cerimônias mais discretas, e reforçou o estilo simples que marcou seu pontificado. Durante 12 anos, recusou os luxos do cargo e se manteve próximo dos fiéis.
O caixão do papa será fechado na próxima sexta-feira, 25
Já dentro da basílica, o caixão foi posicionado diante do altar principal. Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, veste casula vermelha e mitra branca. Segura um rosário nas mãos. O caixão será fechado na sexta-feira 25, às 20h (15h em Brasília).
No sábado, será celebrada a Missa das Exéquias, que dá início a nove dias de luto e orações em memória do papa. Encerrada a cerimônia, o corpo será transferido à Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, onde ocorrerá o sepultamento às 10h (5h em Brasília).
O post Corpo do papa chega à Basílica de São Pedro para velório apareceu primeiro em Revista Oeste.