Depois de um jantar com o presidente Lula e líderes partidários de esquerda e centrão, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu não pautar a urgência do PL da Anistia.
O anúncio do adiamento da anistia por Motta ocorreu em declaração à imprensa, ao final da reunião de cerca de 3 horas do colégio de líderes, nesta quinta-feira, 24.
+ Anistia: o jantar de Lula, Motta e líderes
“Discutimos de forma exaustiva, onde todos os líderes presentes, que representam algo em torno de quase 500 parlamentares, alguns líderes estiveram ausentes, e especificamente sobre o tema da urgência da anistia, se foi decidido pelo adiamento da pauta desse requerimento de urgência”, declarou.
Ao sair do Congresso Nacional para uma pauta externa, a Oeste indagou a Motta se a decisão no colégio de líderes ocorreu por influência do jantar com Lula. O parlamentar não respondeu.
+ Anistia: Motta não pauta urgência, e oposição retoma obstrução
Oposição retoma obstrução
Com a decisão do adiamento da votação da proposta, a oposição anunciou a retomada da obstrução na Câmara dos Deputados. As únicas exceções são duas discussões previstas na pauta da CCJ na semana que vem: recurso de Glauber Braga contra sua cassação e o pedido para suspender a ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).
Ao falar com a imprensa nesta quinta-feira, o líder da oposição, Luciano Zucco (PL-RS), criticou a decisão de Motta: “O que aconteceu aqui hoje, na minha visão, foi um grande desrespeito para com a Câmara dos Deputados”.
+ Anistia: ‘Não vamos arredar um milímetro’, diz líder do PL
“No momento que tu tens 264 assinaturas caracterizando a maioria e se muda a estratégia imputando aos líderes essa responsabilidade, logicamente nota-se que forças adversas atuaram e que mais uma vez vamos empurrar para frente uma pauta necessária”, analisou.
Diante dessa decisão do colégio de líderes, Zucco anunciou a retomada da obstrução: “Quero falar, sim, que nós só vamos sair da obstrução após termos a data marcada da anistia”.
O post Anistia: Motta se cala ao ser indagado sobre jantar com Lula apareceu primeiro em Revista Oeste.