O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirma ter disposição para disputar a Presidência da República em 2026. No entanto, ele ainda aguarda a definição do PSDB sobre uma possível fusão com o Podemos antes de decidir se permanece na legenda.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O PSDB deve realizar, no dia 29 de abril, uma reunião da executiva para discutir o futuro da sigla. Até o encontro, Leite optou por aguardar um posicionamento do partido. O jornal Folha de S.Paulo divulgou as informações neste sábado, 26.
“Tenho 24 anos de PSDB”, disse Leite. “Nunca tive outro partido político. Foi o partido onde tive meu espaço para meu crescimento, onde aprendi muito. Estamos fazendo a leitura do ambiente político para entender onde posso cumprir meu papel na política.”
O governador admite que pode deixar o partido caso entenda que o novo formato da legenda não ofereça espaço para protagonizar um projeto nacional. Nesse contexto, Leite ressalta que, “se meu movimento for em direção a outro partido, será por enxergar a oportunidade de não apenas participar, mas também de liderar o projeto”.
Eduardo Leite critica polarização política no Brasil
Além disso, ele enfatiza que seu desejo de candidatura não está acima da necessidade de construir uma alternativa consistente à atual polarização política. Para ele, o ambiente eleitoral de 2022 foi marcado por votos motivados pelo ódio, e não por esperança.
Segundo Leite, a polarização entre PSDB e PT no passado apresentava duas visões distintas de país. Atualmente, ele vê a disputa política focada em destruir adversários.
+ Leia também: “Eduardo Leite deixa PSDB e deve se filiar ao PSD em maio“
Interpelado sobre rumores de que poderia migrar para o PSD, Leite respondeu que busca afinidade de visão e disposição para construir uma alternativa. Ele não descartou a possibilidade de apoiar outro nome, desde que haja sintonia com seus princípios.
“Jamais vou colocar o meu desejo e a minha aspiração acima de um projeto de país”, disse Leite. O governador pretende definir seu futuro político a partir de maio, depois da conclusão das discussões internas do PSDB.
O post Eduardo Leite avalia candidatura à Presidência e aguarda decisão do PSDB apareceu primeiro em Revista Oeste.