A lista que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou sobre os acompanhantes na viagem ao Vaticano, para o funeral do papa Francisco, realizado no último sábado, 26, estava incompleta. O documento original, apresentado pelo Palácio do Planalto, continha 20 nomes.
Entre os listados estavam o próprio presidente Lula, a primeira-dama, Janja da Silva, quatro ministros de Estado e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Outros senadores e deputados federais também faziam parte da comitiva oficial.
No entanto, imagens do desembarque em Roma mostram que estavam no avião pessoas não mencionadas na lista oficial. A procuradora da Fazenda Nacional Rita Nolasco namorada de Barroso, por exemplo, está nas imagens enquanto desce da aeronave oficial, ao lado do presidente do STF.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
As imagens revelam, ao menos, 21 passageiros ou tripulantes, enquanto a lista oficial incluía apenas 20 nomes.
Prática comum do governo Lula

É comum que o Planalto não inclua assessores e outras pessoas que acompanham a delegação nas listas oficiais, de modo a citar apenas as autoridades. Isso gera críticas sobre a falta de clareza em relação aos participantes dessas viagens.
Entre os nomes na lista oficial estavam, além de Lula e Janja, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Também estavam presentes a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e o assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência, Celso Amorim.
Parlamentares presentes na comitiva
Nossa vinda aqui é um agradecimento a Deus por ter nos permitido compartilhar a partida de um Papa que marcou a história nesse século XXI. O Papa Francisco era emoção e coração. Um grande líder religioso e político contra a guerra e a desigualdade.
🎥 @ricardostuckert pic.twitter.com/TBJ7lsHGbW
— Lula (@LulaOficial) April 26, 2025
O presidente do Congresso Nacional, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), compuseram a comitiva oficial.
Entre os parlamentares listados, estavam Renan Calheiros (MDB-AL), Leila Barros (PDT-DF) e Soraya Thronicke (Podemos-MS). Deputados como Luis Tibé (Avante-MG), Odair Cunha (PT-MG), e Padre João (PT-MG) também foram incluídos.
Leia também: “Papado em reflexão”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 266 da Revista Oeste
Reimont (PT-RJ), Luiz Gastão (PSD-CE), Dagoberto Nogueira (PSDB-MS) e Professora Goreth (PDT-AP) completam a lista de deputados mencionados.
O post Governo publica lista incompleta sobre comitiva de Lula a Roma apareceu primeiro em Revista Oeste.