Uma massa de ar polar derrubou as temperaturas no Sul do Brasil e deve influenciar o clima em outros Estados nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná serão as áreas mais atingidas pelo frio, podendo sofrer com geadas.
Leia mais: “SP: Defesa Civil emite alerta para fortes chuvas e riscos de desabamentos”
Entre o sul de Mato Grosso do Sul, áreas de São Paulo e o norte do Paraná, o Inmet informa o risco de queda de temperaturas entre 3°C e 5°C. Isso poderá ocorrer nesta segunda-feira, 28, e terça-feira, 29.
Inmet alerta para risco de geadas
O Inmet emitiu um aviso amarelo para geadas, entre 3h e 7h desta terça-feira, no Sul do país. Produtores rurais de regiões como a serra do Rio Grande do Sul, o meio-oeste de Santa Catarina e a região de General Carneiro, no Paraná, devem redobrar a atenção.

As temperaturas mais baixas do Brasil foram registradas no Rio Grande do Sul. Estações meteorológicas do Inmet anotaram 4,2°C em Quaraí e 6,3°C em São Gabriel até as 8h desta segunda-feira.
Além do frio, áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva no centro-leste de São Paulo, Triângulo Mineiro e leste de Mato Grosso do Sul. O volume previsto varia de 30 mm a 50 mm, com ventos de até 60 km/h entre a tarde e a noite desta segunda.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No litoral norte, a atuação da Zona de Convergência Intertropical deve causar chuvas intensas entre o Rio Grande do Norte e o Amapá. Outros Estados também têm alerta de chuvas fortes e ventos. São eles: Acre, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia.
O post Frio intenso avança pelo Sul e acende alerta para geadas e chuvas fortes, diz Inmet apareceu primeiro em Revista Oeste.