Glenn Greenwald diz que provas da perseguição de Moraes contra Oeste são ‘evidentes e claras’

O jornalista norte-americano Glenn Greenwald concedeu entrevista exclusiva ao deixar o plenário da Comissão de Segurança Pública do Senado nesta quarta-feira, 30. Greenwald comentou o avanço do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra a Revista Oeste.

“As provas de que Alexandre de Moraes queria punir a Oeste, mesmo sem nenhuma evidência, são definitivas e muito claras.”

Glenn Greenwald relembra o uso da frase “use a criatividade”

O jornalista citou a frase que virou símbolo do caso: “Use a criatividade.” A autoria é de Airton Vieira, juiz-assistente de Moraes. Vieira usou a expressão numa conversa com Eduardo Tagliaferro, então assessor do Tribunal Superior Eleitoral. O juiz pedia que Tagliaferro arranjasse algum jeito de incriminar Oeste.

“Foi dito, ah, não conseguiu encontrar nada: use a criatividade. Era para ‘pegar’ a Revista Oeste“, disse Greenwald. “Ou seja, ele [Moraes] queria punir a revista sem encontrar nada que vocês fizeram de forma errada.”

Para integrantes da Comissão de Segurança Pública do Senado, a conversa revelada no diálogo destacado pelo jornalista — cheia de risinhos e ordens expressas — expõe um caso explícito de perseguição política travestida de investigação institucional.

Jornalista critica silêncio da esquerda

Greenwald também criticou o silêncio da esquerda diante do episódio. “A esquerda não quer reclamar do comportamento de Alexandre de Moraes”, disse o jornalista. “O comportamento de Moraes é valioso para a esquerda. Ele está censurando, punindo e prendendo adversários políticos da esquerda.”

“Moraes é uma figura autoritária que criar muitos benefícios para a esquerda”, acrescentou o jornalista norte-americano.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Nenhum partido da base do governo compareceu à audiência com Greenwald no Senado, nesta quarta-feira. A comissão discute os desdobramentos da Vaza Toga e quer ouvir Eduardo Tagliaferro em uma próxima ocasião.

A perseguição contra a Revista Oeste também foi abordada durante a audiência | Foto Deborah Sena

A perseguição contra a Revista Oeste também foi abordada durante a audiência. Glenn Greenwald citou que a empresa tem, em seus quadros, “jornalistas distintos”. Além disso, parlamentares de oposição atribuíram à revista o desempenho de um jornalismo independente.

O post Glenn Greenwald diz que provas da perseguição de Moraes contra Oeste são ‘evidentes e claras’ apareceu primeiro em Revista Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.