O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, se reuniu com o empresário Joesley Batista, da J&F Investimentos, nesta quinta-feira, 1º. O encontro ocorreu na sede da autarquia, em Brasília, e contou com a presença dos diretores Aílton De Aquino Santos (Fiscalização) e Gilney Vivan (Regulação).
Leia também: “Galípolo parece disposto a decepcionar o governo Lula, diz Estadão“
Joesley demonstrou interesse em adquirir ativos que ficaram de fora da transação entre o Banco Master e o Banco de Brasília (BRB). Esses ativos, considerados de maior risco e citados como “bad bank”, incluem precatórios e pré-precatórios. A J&F Investimentos, controladora do Banco Original e do PicPay, busca ampliar sua atuação no setor financeiro por meio dessa aquisição.

Foi o terceiro encontro entre Galípolo e Joesley em menos de 30 dias. Os anteriores ocorreram em 7 e 17 de abril. Na saída da reunião, os diretores do BC classificaram o encontro como “bom”, mas não negaram que o tema tenha sido a venda do Banco Master para o BRB. A operação de venda do Banco Master ainda está sob análise do Banco Central.
A nomeação de Galípolo para o Banco Central
A nomeação de Galípolo para a presidência do BC partiu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi aprovada pelo Senado em dezembro de 2024. Já Joesley voltou a circular em Brasília e tem mantido diálogo próximo com o governo, como mostram visitas anteriores ao Palácio do Planalto.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
Além disso, o governo federal impôs sigilo de cinco anos a documentos relacionados aos negócios dos irmãos Batista na Venezuela, o que indica proteção às atividades internacionais do grupo.
Leia também: “Galípolo desmente Lula e Haddad, sobre taxa de juros”
O post Galípolo se reúne com Joesley para tratar de ativos do Banco Master apareceu primeiro em Revista Oeste.