O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou neste sábado, 3, um pedido formal à Procuradoria-Geral da República (PGR). O parlamentar pede o afastamento do novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
Sóstenes também requer a abertura de investigação contra Wolney Queiroz por suposta omissão diante das denúncias sobre o esquema bilionário de descontos irregulares em aposentadorias do INSS. Ele assumiu o Ministério da Previdência Social depois da demissão de Carlos Lupi na sexta-feira 2.
+ Novo ministro de Lula se reuniu com suspeitos do escândalo do INSS
No documento enviado à PGR neste sábado, o líder afirmou que “Wolney Queiroz, participou ativamente de reuniões no ano de 2023 nas quais foram apresentados relatórios técnicos detalhados e alertas inequívocos sobre a existência de um esquema fraudulento de proporções bilionárias no âmbito do INSS”.
“Wolney Queiroz quedou-se inerte, abstendo-se de adotar qualquer medida administrativa eficaz para a imediata cessação das fraudes, a responsabilização dos envolvidos e a comunicação aos órgãos de controle competentes”, justificou Sóstenes.
Entre os episódios citados está uma reunião realizada em 12 de junho de 2023, durante a qual a conselheira Tonia Galleti, do Conselho Nacional da Previdência Social, alertou formalmente sobre os descontos indevidos aplicados em benefícios previdenciários. A denúncia consta em ata oficial do colegiado.
O post Sóstenes pede o afastamento do novo ministro da Previdência apareceu primeiro em Revista Oeste.